SóProvas


ID
5380324
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A elaboração de um plano de benefícios sociais deve considerar alguns critérios. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Benefícios legais: são os benefícios exigidos pela legislação trabalhista ou previdenciária, ou ainda, por convenção coletiva entre sindicatos, tais como: 13° salário, férias, aposentadoria, horas extras etc.

    Benefícios espontâneos: são os benefícios concedidos por liberdade das organizações já que não são exigidos por lei, nem por negociação coletiva, como exemplo gratificações, transporte, refeição etc.

    Benefícios Monetários: são os benefícios concedidos em dinheiro. Geralmente através de folha de pagamento e gerando encargos sociais deles decorrentes, tais como: 13° Salário, férias gratificações, aposentadoria etc.

    Benefícios não-monetários: são os benefícios oferecidos na forma de serviços, ou vantagens, ou facilidades para os usuários. Dentre eles, relatórios, assistência médico-hospitalar e odontológica, entre outras.

    Os benefícios procuram trazer vantagens tanto à organização como ao colaborador, com extensão à comunidade.

    Em resumo, os planos de benefícios sociais estão geralmente apontados a certos objetivos. Os objetivos referem-se às expectativas de curto e longo prazo da organização em relação aos resultados dos planos. Quase sempre, os objetivos básicos dos planos de benefícios sociais são:

    • Melhoria de qualidade de vida dos colaboradores;
    • Melhoria do clima organizacional;
    • Redução da rotação de pessoal e do absenteísmo;
    • Facilidade na atração e na manutenção de recursos humanos;
    • Aumento de produtividade em geral.

    Fonte: rhportal.com.br

  • Desenho do Plano de Benefícios:

    1) Princípio do Retorno sobre o Investimento

    2) Princípio da Mútua Responsabilidade (os benefícios não são 100% custeados pela organização)

  • GAB B

    Princípio do Retorno do Investimento

    Esse princípio diz respeito que não se deve aplicar nenhum tipo de benefício voluntariamente ao funcionário, sem que haja algum retorno para a organização, como: aumento da produtividade e da moral por parte dos funcionários. Caso contrário a empresa estará violando uma das bases racionais do sistema, podendo assim causar futuros problemas por não estar tendo o retorno com o custo investido.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)