Princípio da Realização da Receita e da Confrontação das Despesas (Competência)
Esses dois princípios estão intimamente ligados pelo fato do reconhecimento da receita ser a exigência para apropriação das despesas. Despesas devem estar vinculadas, direta ou indiretamente, ao reconhecimento da receita, quando ocorre a transferência do bem ou serviço ao cliente, em determinado período.
Embora, conforme IUDÍCIBUS(1997), a compra de fatores utilizados no esforço de produzir receita antecede à própria receita, os esforços da produção para gerar receitas e seus gastos devem ficar acumulados nos estoques até a realização da receita. Sendo assim, os gastos diretamente relacionados à fabricação ficam truncados a um
produto estocado até o momento de sua venda, passando a ser uma despesa direta. Já as despesas indiretas, que não estão diretamente atreladas ao processo de produção, são lançadas no resultado independente da venda ou não do produto.
As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.