SóProvas


ID
5381833
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A marcação de faixa exclusiva (MFE) deve ser utilizada quando se pretende dar exclusividade à circulação de determinada espécie e/ou categoria de veículo, com o objetivo de garantir seu melhor desempenho. Portanto, ela precisa ser

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Atenção: conteúdo bem específico para o cargo em questão, Analista - Transporte e Trânsito.

    A) contínua em toda a extensão, exceto nos trechos onde houver interseção ou movimento de conversão, onde deve ser utilizada linha de continuidade. (GABARITO)

    B) branca para faixas exclusivas no contrafluxo.

    ERRADA! Branca para Faixas exclusivas no fluxo. A banca trocou o conceito colocando o conceito da faixa amarela

    C) amarela para faixas exclusivas no fluxo.

    ERRADA! Amarela para Faixas exclusivas no contrafluxo; Conforme descrito acima.

    D) constituída por duas linhas paralelas com largura e espaçamento entre elas variando de 0,15 m a 0,20 m quando no contrafluxo.

    ERRADA! A marcação de Faixa exclusiva no fluxo é constituída por uma linha contínua, com largura (l) que varia entre 0,20 m e 0,30 m.

    E) acompanhada ou não, se for o caso, da respectiva sinalização vertical de regulamentação.

    ERRADA! O uso da faixa deve estar sempre acompanhada da respectiva sinalização vertical de regulamentação.

    FONTE: Manual de Sinalização horizontal Contran

    https://www.gov.br/dnit/pt-br/rodovias/operacoes-rodoviarias/faixa-de-dominio/regulamentacao-atual/manual-de-sinalizacao-horizontal-contran

  • VOU DEIXAR ESSA PARA ENGENHEIRO DE TRÁFEGO DO DNIT !

  • Em que pese a questão versar sobre Sinalização de Trânsito, ela extrapola o conteúdo do Código de Trânsito Brasileiro, pois é necessário o estudo do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito (Volume IV - Sinalização Horizontal), para respondê-la.
    A marcação de faixa exclusiva (MFE) deve ser utilizada quando se pretende dar exclusividade à circulação de determinada espécie e/ou categoria de veículo, com o objetivo de garantir seu melhor desempenho.
    Faixa exclusiva no fluxo: faixa destinada à circulação de determinada espécie e/ou categoria de veículo no mesmo sentido do fluxo dos demais veículos. É branca (item B está errado) e constituída por uma linha contínua, com largura (l) que varia entre 0,20 m e 0,30 m.

    Faixa exclusiva no contrafluxo: faixa destinada à circulação de determinado tipo de veículo em sentido oposto ao dos demais veículos. É amarela (item C está errado) e constituída por duas linhas paralelas contínuas com largura (l) que varia entre 0,20 m e 0,30 m e espaçamento (d) entre elas variando entre 0,10 m e 0,15 m (item D está errado)

    A MFE deve ser contínua em toda a extensão, exceto nos trechos onde for permitida a entrada ou saída da Faixa exclusiva, ou onde houver interseção ou movimento de conversão, onde deve ser utilizada linha de continuidade (item A está certo)




    O uso da faixa deve estar sempre acompanhada da respectiva sinalização vertical de regulamentação (item E está errado). Podem ser aplicados tachões com elementos retrorrefletivos ou outro dispositivo separador ao longo de toda a extensão da Faixa exclusiva, de forma a enfatizar o uso exclusivo dessa faixa. Pode ser aplicada legenda ao longo de toda a extensão da faixa exclusiva de forma a identificar o seu uso.
    Gabarito do professor: A.