SóProvas


ID
5382325
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Pitangueiras - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Alguns autores afirmam que Piaget desprezou influências do meio social para explicar o desenvolvimento cognitivo das crianças. Vale dizer que, para eles, Piaget acreditaria que cada indivíduo, justamente graças a certas características universais, passaria, de certa maneira, incólume pelas contingências históricas às quais obrigatoriamente é submetido. Considerando que é justamente para esta pretensão que as críticas a ela feitas costumam apontar, neste aspecto, a teoria de Piaget:

Alternativas
Comentários
  • Alguma explicação? hehe

  • não entendi

  • Não entendi.

    questão estranha

  • Achei estranha essa questão, mas eu raciocinei assim:

    Piaget considera que o desenvolvimento humano segue uma sequência fixa e universal, ou seja, uma sequência de estágios do desenvolvimento que, além de não mudar, acontece da mesma maneira para todo mundo.

    Por exemplo, Wallon também classificou o desenvolvimento em estágios e em faixa-etária, mas ele não considera que esses estágios sejam fixos, porque, para ele, o desenvolvimento não ocorre de maneira universal, ele vai variar em relação a parte social também. Às vezes, uma criança precipita seu desenvolvimento e atinge o próximo estágio por ter sido exposta a diferentes mediadores, mas, segundo ele, ela também pode retornar ao estágio anterior "retrocedendo". Piaget não acredita nisso, é forte a ideia de desenvolvimento fixo e predeterminado para ele.

    Ele foca muito na ideia de que o ser humano se desenvolve por dentro e ignora um pouco a grande prevalência dos fatores externos no desenvolvimento, diferentemente de Vygotsky e Wallon.