SóProvas


ID
5382832
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Na atualidade, no Estado de São Paulo, ocorre apenas o ciclo silvestre de transmissão do vírus da febre amarela, contudo existe o risco de urbanização da doença com a participação do inseto

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • O vetor que transmite a doença, na área silvestre, é o mosquito Hemagogus. Especialistas estão preocupados com o avanço da doença e com a possibilidade da expansão dela para a área urbana, onde seria transmitida pelo Aedes aegypti. Que impacto sanitário a entrada da febre amarela, na área urbana, causaria? A população está correndo esse risco?

    A febre amarela urbana foi erradicada no Brasil nos anos 40. Embora exista o risco de reurbanização da doença, até o momento, nenhum caso urbano, de transmissão pelo Aedes Aegypti foi identificado.

  • GABARITO CORRETO D

    GUIA DE BOLSO - DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS - 5 EDIÇÃO - 2005

    Vetores/Reservatórios e hospedeiros - O principal vetor e reservatório da FEBRE AMARELA SILVESTRE no Brasil é o mosquito do gênero Haemagogus janthinomys; os hospedeiros naturais são os primatas não humanos (macacos). O homem não imunizado entra nesse ciclo acidentalmente. Na FEBRE AMARELA URBANA, o mosquito Aedes aegypti é o principal vetor e reservatório e o homem, o único hospedeiro de importância epidemiológica.