-
vacina é prevenção primaria e faz parte de proteção específica.
-
Prevenção primária: Realizada no período da pré-patogênese.
Promoção da saúde: Medidas gerais (alimentação saudável);
Proteção específica: Vacina.
Prevenção Secundária: (Rastreio) Diagnóstico e tratamento precoce / Limitação da invalidez.
Prevenção terciária: Ações de reabilitação
Prevenção quaternária: Iatrogenia.
-
Para
resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a vacinação contra a
Covid-19.
A imunização, segundo o
modelo da História Natural da Doença, de Leavell & Clark, corresponde a uma
medida de prevenção primária, pois não há
exposição ao agente etiológico e nível proteção específica pois confere
proteção especificamente para aquela doença (letra D).
A) Incorreto. A promoção
da saúde é o desenvolvimento de ações que melhoram a condição geral do usuário
e não especificamente a uma doença. Vacina é prevenção.
B) Incorreto. A
prevenção secundária é por evitar a exposição a fatores de risco para ocorrência
da doença.
C) Incorreto. Não
há prevenção com tratamento imediato. O tratamento é implementado quando a
doença já esta instalada.
D) Correto.
E) Incorreto. A
prevenção secundária é por evitar a exposição a fatores de risco para ocorrência
da doença. Não há prevenção com tratamento imediato. O tratamento é
implementado quando a doença já esta instalada.
Resposta do Professor: D.
-
Promoção da saúde e níveis de prevenção
A promoção da saúde foi nominada, pela primeira vez, pelo sanitarista Henry Sigerist, no início do século XX. Ele elaborou as quatro funções da Medicina: promoção da saúde, prevenção das doenças, tratamentos dos doentes e reabilitação. Segundo a sua concepção, a promoção da saúde envolveria ações de educação em saúde e ações estruturais do Estado para melhorar as condições de vida da população (DEMARZO, 2008).
Leavell & Clark, em 1965, propuseram o modelo da história natural da doença, composto por três níveis de prevenção (apud DEMARZO, 2008), descritos no Quadro 1: prevenção primária, secundária e terciária. Nesse modelo, a promoção da saúde se limitava e compunha um nível de atenção da Medicina Preventiva (prevenção primária), constituindo ações destinadas ao desenvolvimento da saúde e bem-estar gerais no período de pré-patogênese.
Prevenção Primária
- A promoção da saúde aparece como prevenção primária, confundindo-se com a prevenção referente à proteção específica (vacinação, por exemplo). Corresponde a medidas gerais, educativas, que objetivam melhorar a resistência e o bem-estar geral dos indivíduos (comportamentos alimentares, exercício físico e repouso, contenção de estresse, não ingestão de drogas ou de tabaco), para que resistam às agressões dos agentes. Também diz respeito a ações de orientação para cuidados com o ambiente, para que esse não favoreça o desenvolvimento de agentes etiológicos (comportamentos higiênicos relacionados à habitação e aos entornos).
Prevenção Secundária
- Engloba estratégias populacionais para detecção precoce de doenças, como por exemplo, o rastreamento de câncer de colo uterino. Também contempla ações com indivíduos doentes ou acidentados com diagnósticos confirmados, para que se curem ou mantenham-se funcionalmente sadios, evitando complicações e mortes prematuras. Isto se dá por meio de práticas clínicas preventivas e de educação em saúde, objetivando a adoção/mudança de comportamentos (alimentares, atividades físicas, etc.)
Prevenção terciária
- Consiste no cuidado de sujeitos com sequelas de doenças ou acidentes, visando a recuperação ou a manutenção em equilíbrio funcional.
-
A imunização, segundo o modelo da História Natural da Doença, de Leavell & Clark, corresponde a uma medida de prevenção primária, pois não há exposição ao agente etiológico e nível proteção específica pois confere proteção especificamente para aquela doença