SóProvas


ID
5384401
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Luiziana - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, níveis séricos de bilirrubina superiores a 5 mg/dL manifestam a icterícia. Analise as assertivas a seguir sobre hiperbilirrubinemia e assinale a alternativa correta.

I. A hiperbilirrubinemia indireta denominada “fisiológica” caracteriza-se na população nascimentos a termo por seu início anterior as 24 horas de vida.
II. A hiperbilirrubinemia patológica tem seu início tardio, com o pico de aparecimento de sintomas entre 3 a 5 dias de vida, sendo causado principalmente por incompatibilidade de fator Rh.
III. Em casos de hiperbilirrubinemia indireta a principal forma de tratamento é a fototerapia, um dos principais cuidados em relação a essa técnica é a proteção dos olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto em gaze.

Alternativas
Comentários
  • Principais causas de icterícia neonatal patológica (nesta ordem): Incompatibilidade materno-fetal (IMF) ABO, IMF Rh, deficiência de G6PD, esferocitose hereditária, defic. de piruvato kinase.

    https://novapediatria.com.br/ictericia-neonatal/

  • Características da icterícia patológica: inicio precoce, elevação rápida da Bl (>5md/dL/d), níveis indicativos de fototerapia, sinais clínicos (instabilidade térmica, letargia), icterícia prolongada.

  • Ictericia -> Hiperbilirrubinemia -> é definida como a concentração sérica de:

    -> Bilirrubina direta e indireta -> 1, 5 mg/ dL.

    -> Obs. Surge em crianças com idade entre:

    -> 48 a 120 horas de vida.

    -> Devendo ser diagnosticada nas primeiras 24 horas.

    -> Após esse período, pode ser ictericia fisiológica ou patológica (Bl >5md/dL/d).

    -> Obs -> Os termos kernicterus ou encefalopatia bilirrubinica -> refere-se a forma crônica da doença, com sequelas clínicas permanentes -> Resultantes da toxicidade da bilirrubina.

    -> Obs -> O aparecimento de bilirrubina nas primeiras 24-36 horas -> Alerta para a presença de doenças hemolíticas hereditárias ou adquirida.

    -> 98% dos RNs apresentam BI > 1 mg/dL -> durante a primeira semana.

    -> Tratamentos

    -> Fototerapia -> Interação eletromagnética da luz com os tecidos biológicos;

    -> Exanguinotransfusão -> Substituição do sangue do RN por outro.