SóProvas


ID
5385580
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma solução de tratamento de esgotos domésticos de um pequeno conjunto residencial será avaliada para determinação de sua eficiência em termos de remoção de matéria orgânica quimicamente ativa. Dentre as alternativas, o parâmetro mais adequado para avaliação dessa eficiência será medir, no efluente do sistema de tratamento, a

Alternativas
Comentários
  • Existem alguns tipos de esgoto, de acordo com a sua origem, podendo ser doméstico, industrial, hospitalar e animal e todos necessitam de tratamento adequado para impedir a poluição e contaminação das águas e do meio ambiente.

    O índice mais utilizado que mede a eficiência de uma estação de tratamento de esgotos é o DBO, ou demanda bioquímica de oxigênio. Tal medida é um parâmetro químico e indica a quantidade requerida de oxigênio pela população microbiológica para decompor a matéria orgânica. Assim, quanto maior o grau de poluição, maior o DBO.

    Outras características químicas que podem ser avaliadas no esgoto são os parâmetros relativos à concentração de nitrogênio, fósforo, o pH, alcalinidade, cloretos e óleos.

     

    Gabarito do Professor: Letra E. 
  • Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) é a quantidade de oxigênio consumida por microrganismos presentes em determinada amostra de um efluente como, por exemplo, o esgoto doméstico e o industrial. É o parâmetro mais utilizado para medir o nível de poluição das águas uma vez que esses microrganismos (bactérias aeróbias, por exemplo) realizam a decomposição da matéria orgânica no meio aquático por meio de processos oxidativos, sobretudo pela respiração.

    A redução da taxa de oxigênio dissolvido no meio aquático indica, portanto, uma atividade bacteriana decompondo matéria orgânica.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/demanda-bioquimica-oxigenio.htm

    Instagram @dicasdearq