SóProvas


ID
5385676
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Macroinvertebrados bentônicos são considerados bons indicadores de qualidade ambiental, sendo muito utilizados em programas de biomonitoramento. Sobre este tipo de abordagem, é correto afirmar que os macroinvertebrados bentônicos são bons indicadores porque

Alternativas
Comentários
  • Pesquisei e encontrei isso:

    ...os macroinvertebrados têm sido cada vez mais estudados e seus resultados possuem grande contribuição para o conhecimento da estrutura do ambiente e ainda respondem com elevado grau de confiança à presença de determinados compostos. (ROQUE ET AL., 2003).

    O grupo formado por macroinvertebrado constitui um dos maiores grupos presentes na biosfera e uma das comunidades que melhor qualifica o ambiente é a macrobentônica que apresenta alterações em sua composição, cíclicas e bem documentadas. Apresentando um ciclo de vida diferenciado entre as diversas populações que a compõem e maior período em relação a outros invertebrados. Estas características permitem avaliar diferentes escalas espaço-temporais e utilizá-las como bioindicadoras da qualidade ambiental, possibilitando detectar e avaliar impactos ocorridos no ambiente (Melo e Froehlich, 2001).

    Dentre os organismos e comunidades bentônicas, são de maior importância 6 Filos, constituídos por integrantes utilizados como bioindicadores: Coelenterata, Platyhelminthes, Nematomorpha, Annelida, Arthropoda e Mollusca. Entretanto, os artrópodes possuem a maior diversidade estimada de espécies, tanto no Brasil (1.539), quanto no mundo (29.600), sendo encontrado tanto em ambientes aquático como em poças d’água e corpos de bromélia (fitotelmata bromelícola), até em grandes rios e lagos, sendo a classe Insecta a de maior significância. (RIBEIRO E UIEDA, 2005).

    Desta maneira, mudanças na estrutura de comunidades de insetos aquáticos em diferentes escalas espaço-temporais têm sido utilizadas como indicadoras de qualidade ambiental, permitindo detectar e avaliar os impactos ocorridos nos ecossistemas. Ou seja, a presença de alguns organismos pode indicar boa ou má qualidade de água, dependendo da sua capacidade de tolerar as mudanças ambientais (Fig. 1). É importante ressaltar que dentro das Ordens de insetos apresentadas existem aquelas espécies que não acompanham o padrão de sensibilidade dos outros representantes da mesma Ordem. Assim, para considerar um ecossistema aquático como saudável é importante encontrar uma ampla variedade de organismos: desde os sensíveis à poluição até os tolerantes e resistentes.

    Lendo isso acredito que tenha 2 respostas. A letra C, pois realmente tem diversos representantes e cada qual com sensibilidades diferentes, porém a letra D também está correta, pois são sim biomarcadores de avaliação de poluição..

    Fonte https://tratamentodeagua.com.br/artigo/macroinvertebrados-qualidade-corpos-dagua/

  • A letra D está errada porque há diferença entre biomarcadores e bioindicadores, os macroinvertebrados são considerados bioindicadores.

    Bioindicadores são espécies, grupos de espécies ou comunidades biológicas cuja presença, abundância e condições são indicativos biológicos de uma determinada condição ambiental.

    Biomarcadores são alterações biológicas em nível molecular, celular, fisiológico e/ou comportamental que expressam a exposição e os efeitos subletais induzidos por contaminantes ou condições ambientais alteradas. Como as respostas nesses níveis de organização biológica ocorrem em uma escala de tempo significativamente menor que aquelas observadas nos níveis mais altos, os biomarcadores servem como sinais de aviso prévio da degradação em comunidades e ecossistemas.

    Fonte: Conhecendo os Recifes Brasileiros: Rede de Pesquisas Coral Vivo / Editores: Carla Zilberberg et al. – Rio de Janeiro: Museu Nacional, UFRJ, 2016

    Resposta: C