SóProvas


ID
5386231
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Desde 2015, negociadores de países e governos do mundo se reúnem anualmente na Conferência do Clima para acordar medidas capazes de limitar as emissões de gases de efeito estufa e se aproximar das metas estabelecidas no Acordo de Paris que, previa-se, entraria em vigor em 2020. Por isso, a Conferência do Clima de 2019 (COP 25) gerou grande expectativa: os líderes dos países tinham em mãos uma grande oportunidade de resolver questões importantes do Acordo de Paris, como o Art. 6, sobre os mercados de carbono.

O tratado internacional conhecido como Acordo de Paris, debatido na COP 25 e do qual o Brasil é signatário, resultou

Alternativas
Comentários
  • A Conferência das Partes é um evento dentro da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. O seu objetivo é discutir o futuro do planeta, com o debate sobre as mudanças climáticas, a busca por soluções de problemas ambientais e a negociação de acordos entre nações. 

    Os membros da Organização das Nações Unidas que discursaram durante a COP 25 persistiram com a ideia de que seria preciso aumentar a ambição climática dos países , a fim alcançar as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris. A secretaria executiva da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, Patrícia Espinosa, reforçou a necessidade da diminuição da emissão dos gases de efeito estufa. 

    Para tal faz-se necessário discutir a operacionalização do acordo de Paris. Outro objetivo da COP 25 era negociar a operacionalização do Artigo 6 do Acordo de Paris. Este artigo consiste na operação dos mercados de carbono. Entre as alternativas uma indica efeitos do Acordo de Paris. 

    A) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois o conceito de desenvolvimento econômico empregado nas discussões na COP 25 não está relacionado ao crescimento populacional. Na COP 25 foram discutidas estratégias para o desenvolvimento econômico sustentável respeitando o clima e, diminuindo as emissões de gases de efeito estufa. 

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta. Não se falou sobre mecanismos de autorregulação do mercado na COP 25. As negociações ocorridas na COP 25 foram feitas para regular as operações do mercado de carbono. 

    C) CORRETA – Esta afirmativa está correta já que o objetivo da COP era discutir ações de desenvolvimento sustentável respeitando o clima e diminuindo as emissões de gases de efeito estufa. Estas ações implantadas afirmariam o conceito de desenvolvimento sustentável de uma sociedade. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta uma vez que objetivo era diminuir as emissões de gases de efeito estufa. Sendo que os maiores emissores destes gases são os produtores e consumidores de petróleo. A sugestão da ONU seria a diminuição do uso do petróleo por fontes de energias limpas, diminuindo os danos ao planeta. 

    Gabarito do Professor: Letra C.