A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:
a) É vedado o trabalho à pessoa idosa.
Errado. Na verdade, o idoso tem direito ao exercício de atividade profissional, nos termos do art. 26 do Estatuto do Idoso: Art. 26. O idoso tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas.
b) Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir
Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 27, caput, do Estatuto do Idoso: Art. 27. Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir.
c) O segundo critério de desempate em concurso público será a idade, dando preferência ao de idade mais elevada.
Errado. Na verdade, é o primeiro critério e não segundo, nos termos do art. 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso: Art. 27, Parágrafo único. O primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada.
d) É permitido o trabalho ao idoso com idade igual ou inferior a 60 anos.
Errado.O erro do item está ao afirmar que o trabalho é permito ao idoso com idade igual ou inferior a 60 anos. Idoso é a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, nos termos do art. 1º, do Estatuto do Idoso: Art. 1 É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
e) É vedada a profissionalização a pessoa idosa.
Errado. Na verdade, o idoso tem direito ao exercício de atividade profissional, nos termos do art. 26 do Estatuto do Idoso, vide item "A".
Gabarito: B