[A] Na década de 1970, o chamado “milagre econômico” foi enterrado pelo crescente aumento do petróleo a partir de 1973, desestabilizando a economia por todo o mundo.
[B] Já na década de 1980, verificamos a redução do PIB brasileiro (diferente das médias históricas de crescimento das décadas anteriores), bem como o aumento da dívida pública e do déficit público, com incremento de algumas reformas monetárias para controlar a inflação.
[C] Nos anos da década de 1990, a estabilidade econômica foi alcançada a partir do Plano Real. O Brasil conseguiu, após 1994, estabilizar os preços e fazer a economia crescer, ainda que a taxas moderadas.
[D] INCORRETA .aponta que o aumento da exportação de commodities e os investimentos em infraestrutura nos anos 2000 (O Programa de Aceleração do Crescimento, por exemplo) foram capazes de eliminar o chamado “custo Brasil”. Custo Brasil atrapalham e ainda influenciam o crescimento do país
[E] Um estudo recente observou que os gastos públicos foram de 33,6% do PIB em 2010 para 40,9% em 2019, sendo isso fruto de uma série de fatores. O cenário político e econômico (tanto externo quanto interno) refletiu nos investimentos, causando quedas e recessões econômicas.
"Houve forte crescimento da economia do país no período conhecido como milagre econômico, no final dos anos 1960 e início dos 1970, durante a ditadura militar. O “milagre" ganhou destaque graças aos índices de crescimento obtidos pelo Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, a riqueza gerada não foi distribuída igualmente entre os setores da economia. Para aqueles que viviam de salário mínimo, por exemplo, o período representou um retrocesso." É o que encontramos publicado na página da Agência Brasil.
Por sua vez, a década de 1980 viu uma das maiores crises econômicas pelas quais o país já passou, o que gerou momentos delicados na década da 1990: alta inflação crônica, baixos índices de crescimento do produto interno, péssima distribuição de renda, uma enorme dívida externa a pagar. A situação foi controlada pelo Plano Real, no governo de Fernando Henrique Cardoso que terminou em 2003.
A partir daí vê-se um período de crescimento , até o segundo mandato de Dilma Rouseef. O atual momento, desde o governo temer não tem sido favorável, tendo piorado por conta, entre outros motivos, da pandemia do coronavírus desde 2020.
Entre as alternativas uma é incorreta. É essa que deve ser assinalada. Daí a necessidade de maior atenção ao responder a questão.
A) INCORRETA- A afirmativa não responde a questão pois é verdadeira. O Milagre Brasileiro teve como uma das causas de sua desarticulação e, efeitos negativos, a desorganização do mercado internacional por conta dos choques do petróleo da OPEP, a partir de 1974.
B) INCORRETA- A afirmativa não responde a questão pois é verdadeira. Os anos 1980 foram marcados por gravíssima crise, caracterizada por estagflação. Ou seja, inflação e estagnação econômica.
C) INCORRETA- A afirmativa não responde a questão pois é verdadeira. A afirmativa mostra o caminho que foi seguido pelo governo de Fernando Henrique Cardoso.
D) CORRETA- A afirmativa apresenta incorreção, por isso responde a questão.
E) INCORRETA- A afirmativa não responde a questão pois é verdadeira. O excessivo gasto público, por conta de politicas assistenciais do governo federal, embora tenha trazido melhorias sociais, desestimulou investimentos, o que gerou crise econômica
Gabarito do Professor: D