SóProvas


ID
5386738
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A palinologia (estudo do pólen) é uma importante ferramenta na obtenção de evidências que podem vir a contribuir para a elucidação de diversos tipos de crime.
Em geral, cada ambiente apresenta um padrão específico de distribuição de pólen, porque isso reflete a variedade das espécies que o compõem e em qual proporção. Assim, a análise da composição do pólen coletada em uma investigação pode ajudar a identificar, por exemplo, o lugar de deposição de um cadáver ou associar suspeitos e objetos ao local de um crime.

Com relação à biologia dos grãos de pólen e seu uso na investigação forense, analise as afirmativas a seguir.

I. Os grãos de pólen são considerados, juntamente com os vasos condutores, uma adaptação essencial à sobrevivência vegetal no ambiente terrestre. Tais estruturas estão presentes em pteridófitas (samambaias), gimnospermas (pinheiros) e angiospermas (plantas com flores).
II. Os grãos de pólen coletados na roupa de um suspeito podem, se colocados para germinar, dar origem a novas plantas, que, após identificação, podem indicar locais frequentados por ele.
III. O transporte dos grãos de pólen pode ser feito pelo vento, pela água ou por animais. O cheiro e as cores de certas flores são fundamentais para a atração de agentes polinizadores, como abelhas, morcegos e moscas.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O grão de pólen é extremamente resistente e garante grande eficiência reprodutiva. É por causa de seu surgimento que gimnospermas e angiospermas não dependem da água para a reprodução, pois garante que o tubo polínico faça o transporte do gameta masculino até o gameta feminino.

  • O erro do Item I é quando ele diz que "tais estruturas" , grãos de pólen e vasos condutores, estão presentes em pteridófitas, uma vez que nela estão presentes os esporos ao invés do pólen.

    .

    .

    "Pteridófitas são plantas vasculares, ou seja, que apresentam . Essas plantas não possuem  ou  e sua reprodução é dependente de , uma vez que apresentam anterozoides flagelados que precisam nadar até a oosfera para que a fecundação ocorra."

    .

    .

    "As samambaias, na fase de esporófito, apresentam folhas com estruturas na sua face inferior chamadas de soros, um conjunto de esporângios, estruturas que, por , produzem esporos. Os esporângios liberam os esporos, e estes são dispersos no meio. Quando atingem um local adequado, germinam.

    Os esporos dão origem a gametófitos bissexuados (prótalo), de coloração verde e independentes nutricionalmente, na maioria das espécies"

    FONTE: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/pteridofitas.htm