-
GAB-C
ESPARTAQUISTA
-
GABARITO - C
A Liga Espartaquista (Spartakusbund, em ), também chamada Liga Spartacus, foi uma organização , , , e atuante na durante a .
-
As causas principais da Revolução Alemã de 1918-1919 foram a influência da e seu ideal internacionalista fomentado pela , e a crise econômica, causada pela , que abalava a Alemanha. Com a Revolução, os comunistas conseguiram controlar a região da , no sul da Alemanha, onde fundaram uma e tentaram expandir o movimento. Assim como na Rússia, aboliram a dos e das fábricas na . No entanto, foi um governo revolucionário de vida curta no estado alemão da Baviera, e a Revolução acabou sendo sufocada pelo governo , através do grupo , que retomou o controle, suprimindo a liderada pela .
As causas da estão nos transtornos provocados pela Primeira Guerra, que durou mais de quatro anos, e no choque geral diante da derrota do , com suas estruturas pré-democráticas e suas tensões sociais, bem como pela má vontade das elites no poder em promover uma reforma política.
fonte:wikipedia
-
A Liga Espartaquista (Spartakusbund, em alemão), também chamada Liga Spartacus, foi uma organização socialista, marxista, revolucionária, anti-imperialista e antimilitarista atuante na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.
Constituída no início da Primeira Guerra Mundial, pela ala esquerda da social-democracia alemã (Rosa Luxemburgo, Karl Liebknecht, Clara Zetkin e Franz Mehring, entre outros), sua denominação é uma referência a Spartacus, líder da maior rebelião escrava da Roma Antiga (73 a.C.-71 a.C.), e símbolo da resistência dos oprimidos aos seus exploradores, segundo as concepções marxistas de materialismo histórico e luta de classes.
Durante a Primeira Guerra, os espartaquistas dirigiram greves, fazendo propaganda revolucionária, com a circulação de panfletos ilegais (como as Cartas Espartaquistas), e organizaram manifestações antimilitaristas de massas, denunciando o caráter imperialista da guerra e a traição dos dirigentes da social-democracia. O grupo notabilizou-se por seus confrontos com a polícia e por outras táticas de ação direta