Mercado de Trabalho em Oferta: Trata-se do cenário onde existem muitas vagas de trabalho disponíveis no mercado. Exige um “esforço” maior da organização para realizar o recrutamento e a seleção (afinal, as organizações terão que “competir” pelos funcionários). Ou seja, a organização deverá proporcionar maiores salários, maiores benefícios, etc. Além disso, a organização fica menos “exigente” em relação à qualificação dos candidatos. O recrutamento externo torna-se mais caro (portanto, uma alternativa é investir no recrutamento interno). A organização tende a aumentar os investimentos no treinamento de seus funcionários e na fixação/fidelização deles na organização (afinal, “perder” funcionários, e ter de contratar “novos”, pode ser bastante caro). Em suma, a organização deverá investir maiores recursos para a contratação.
Mercado de Trabalho em Procura: Trata-se do cenário onde existem poucas vagas de trabalho disponíveis no mercado. Exige um “esforço” menor da organização para realizar o recrutamento e a seleção (afinal, existem poucas vagas no mercado, então são os funcionários que irão “brigar” pelas vagas). Ou seja, a organização pode oferecer menores salários, menores benefícios, etc. Além disso, a organização fica mais “exigente” em relação à qualificação dos candidatos. O recrutamento externo torna-se mais barato, e a organização não se preocupa tanto com o treinamento de seus funcionários e nem com a fixação/fidelização deles na organização. Em suma, os investimentos são menores para a
contratação.
Mercado de Recursos Humanos em Oferta: Nesse cenário existem muitos candidatos buscando vagas de trabalho. Portanto, os comportamentos da organização são similares àqueles adotados no “Mercado de Trabalho em Procura”. Ou seja, são os candidatos que “brigam” pelas vagas.
Mercado de Recursos Humanos em Procura: Trata-se do cenário onde existem poucos candidatos buscando vagas de trabalho Portanto, os comportamentos da organização são similares àqueles adotados no “Mercado de Trabalho em Oferta”. Ou seja, são as empresas que “competem” pelos candidatos.