SóProvas


ID
538759
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

R. Horacio Etchegoyen afirma que a psicanálise é uma forma especial de psicoterapia e que ela tem por finalidade

Alternativas
Comentários
  • "Repitamos os traços característicos que destacam a psicoterapia por seu devir histórico. Por seu método, a psicoterapia dirige-se à psique pela única via praticável, a comunicação: seu instrumento de comunicação é a palavra (ou, melhor dito, a linguagem verbal e pré-verbal), “fármaco” e, ao mesmo tempo, mensagem; seu marco, a relação interpessoal médico-doente. Por último, a finalidade da psicoterapia é curar, e todo processo de comunicação
    que não tenha esse propósito (ensino, doutrinação,catequese) nunca será psicoterapia". (R. Horacio Etchegoyen)
  • Então ele está contrariando Freud que disse mais de uma vez que criou a psicanálise como forma de se conhecer melhor, progredir e melhor se controlar, mas sem o objetivo de realmente curar/eliminar neuroses, psicoses ou perversões.
  • Isso não é uma questao, é uma aberração. O processo psicanalítico visa curar? Se voce perguntasse isso a Freud ele certamente te responderia: E o que é curar?
  •  

    Pessoal a questão é clara: R. Horacio Etchegoyen afirma , não é FREUD, mas este cara aí! Aberração ou não, ele fala isto... conforme colocou o primeiro comentário.

  • É verdade, mas a psicologia já é criticada por ser uma ciência que um fala uma coisa e outro fala outra, um tem um resultado e outro tem outro resultado, enquanto esse tal de Horacio ficar fazendo emendas teórias assim como as emendas constitucionais na teoria central, fica díficil até para os psicológos. Ou seja, so basta fazer mestrado e doutorado e fazer a emenda, mas e aí, como fica na prática né.
  • Essa polêmica é típica de questão da FCC! Por mais que a gente se prepare, nunca estaremos plenamente preparados para as supresas da FCC!
  • Por favor , alguém tem a referência precisa desse autor, de onde ele fala isso?

    Que questão péssima!

    Nunca o vi mais chato esse autor, alguém que já leu manda as referências...
    obrigada
  • Afff gente, nunca ouvi sequer o nome deste autor, de onde vocês tiraram isso?

  • Concordo plenamente com vc Gilton, tem muita gente que fala qualquer coisa no meio da psicologia sem nenhuma referência teórica, fazendo nossa profissão ser ridicularizada como blá,blá,blá sem sentido, e pior, não sendo considerada uma ciência por não ter um sólida base metodológica.

  • Nunca ouvi dizer que a psicanálise cura, assim como outras abordagens também não. Se curasse, a partir dos pressupostos Freudianos poderíamos curar a psicose? Rs! Bem sabemos que são estruturas psíquicas, ou seja, não é visto como doença para ter caráter curativo. Isso serve para as demais estruturas, não existe cura, existe ressignificação de experiencias que levam o sujeito a caminhos diferentes... Questão bizarra, no mínimo. 

  • "Retificação subjetiva" não é equivalente a cura, ensino, doutrinação e muito menos catequese. Não existe cura pro inconsciente e nem pra linguagem. A postura de "médico" daquele que pode ajudar é um artíficio do analista se trata de sustentar um "susposto saber" que de fato não existe. A princípio o analisando supõe que o analista tem o saber pra curá-lo, mas esse jogo de fantasias deve ser desconstruído durante a análise e não deve confudir o analista. A psicanálise é a única teoria que se afasta teoricamente e claramente de qualquer ideologia de cura.

    Essa questão deveria ser anulada, pois esse autor é muito fraco.

     

  • "Repitamos os traços característicos que destacam a psicoterapia por seu devir histórico. Por seu método, a psicoterapia dirige-se à psique pela única via praticável, a comunicação: seu instrumento de comunicação é a palavra (ou, melhor dito, a linguagem verbal e pré-verbal), “fármaco” e, ao mesmo tempo, mensagem; seu marco, a relação interpessoal médico-doente. Por último, a finalidade da psicoterapia é curar,  e todo processo de comunicação que não tenha esse propósito (ensino, doutrinação,catequese) nunca será psicoterapia". (R. Horacio Etchegoyen)

  • Às vezes se torna muito angustiante resolver questões da psicologia. A impressão que dá é de que temos que ler tudo, saber tudo, o que diverge e o que se assimila no que foi dito por cada autor, porque, por mais que você tenha se dedicado a estudar 99% dos conteúdos cobrados em uma prova, vai ter sempre um autor que discorde de tudo aquilo o que foi dito antes e trabalhe com outra perspectiva.

    Quer prova maior do que esta da própria questão?