SóProvas


ID
5387854
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em 9 de março de 1933, foi lançado nos Estados Unidos um amplo programa de reformas implementado pelo governo de Franklin Delano Roosevelt. Surgiu para salvar o país de uma enorme depressão e pôs em xeque os fundamentos do liberalismo clássico, do “laissez faire, laissez passer”, para o qual o alicerce básico da economia seria a sua autorregulamentação.

(https://operamundi.uol.com.br, 09.03.2018. Adaptado.)

O programa de reformas e a crise que motivou sua implantação correspondem, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A questão acima tem como tema a economia dos EUA e os seus programas de reformas econômicas que ocorreram ao longo de sua história.

    Na questão temos um enunciado que cita uma crise ocorrida no país estadunidense - em 1933 -, em que o candidato precisa indicar a alternativa que indica a reforma econômica implantada para conter a recessão e o contexto histórico da mesma.

    Feito a explicação prévia do que se pede na questão, vamos analisar as alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois o Plano Marshall que vigorou entre 1947 e 1951, após a Segunda Guerra Mundial, foi um plano de ajuda econômica concedido pelos EUA aos países da Europa Ocidental que tiveram uma grande crise econômica e humanitária em suas nações. O objetivo desse plano era de reconstruir, por meio de ajudas financeiras, a economia dos países participantes da guerra que sofreram perdas com a ocorrência do conflito. Portanto, não se referia a uma crise dos estadunidenses e tampouco ocorreu na época citada no enunciado.

    Letra B - Incorreta, pois a Emenda Platt, que foi aprovada e implantada em 1903, foi um trato que envolveu Cuba e EUA, que visava proteger a independência dos cubanos frente à qualquer intervenção estrangeira. Nesse mesmo acordo, ficou definido que os EUA poderia se envolver em assuntos e pautas nacionais e internacionais referentes ao reconhecimento da independência de Cuba. Desse modo, também não foi uma medida para conter qualquer crise econômica no país estadunidense e também não ocorreu na época citada no enunciado.

    Letra C - Correta, pois o New Deal foi um programa de recuperação econômica implantado em 1933 para conter a crise de 1929 que ocorreu nos EUA em razão da quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Nesse programa, o governo de Franklin Delano Roosevelt visava ampliar a ação do Estado na economia com o controle da produção, e a realização de obras públicas para empregar pessoas que perderam seus empregos durante o período da crise, no sentido de reaquecer a economia estadunidense. Além disso, atos como concessão de empréstimos para pequenos agricultores, criação de direitos trabalhistas (como a Previdência Social, oferecimento de renda mínima para idosos, desempregados e inválidos) foram promovidos no sentido de conter os impactos dessa crise.

    Letra D - Incorreta, pois a Doutrina Monroe, criada em 1823, visava conter a interferência dos países europeus nos países americanos, através do slogan "América para os Americanos". Nela, o objetivo central era de defender as nações, que tinham acabado de se tornarem independentes, de uma nova recolonização por parte dos europeus.

    Letra E - Incorreta, pois o American First, política econômica adotada no governo de Donald Trump (2017-2021), visava o fortalecimento do nacionalismo econômico americano e o unilateralismo que rejeite as políticas globais. Com isso, o objetivo era de fortalecer novamente a economia dos EUA, conter o avanço chinês e reestabelecer a indústria e comércio estadunidense através do consumo dos produtos nacionais em detrimento de produtos importados do exterior.

    Gabarito da questão: Letra C.