SóProvas


ID
5387860
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O expansionismo europeu, iniciado no século XV, com a expansão marítima, levou inúmeras regiões à ocupação territorial, à exploração econômica e ao domínio político. Nessa região do globo, temos dois momentos importantes: a primeira fase colonialista teve a liderança dos países ibéricos – Portugal e Espanha – seguidos de Holanda, França e Inglaterra. No século XIX, buscando especialmente matérias-primas e mercados consumidores, houve um segundo grande impulso colonialista, tendo a liderança da Inglaterra, seguida de perto por França, Bélgica e, depois, por Alemanha e Itália.

(Marco A. de Moraes e Paulo S. S. Franco. Geopolítica, 2014. Adaptado.)

Com impactos sociais, políticos e econômicos que perduram até os dias atuais, o processo de colonização tratado no excerto ocorreu

Alternativas
Comentários
  • Por ordem de Conquista a Alternativa A é a mais correta

    A expansão marítima portuguesa começou através das conquistas na costa da África e se expandiram para os arquipélagos próximos. Experientes pescadores, eles utilizaram pequenos barcos, o barinel, para explorar o entorno.

    Mais tarde, desenvolveriam e construiriam as caravelas e naus a fim de poderem ir mais longe com mais segurança

    A precisão náutica foi favorecida pela bússola e o , vindos da China. A bússola já era utilizada pelos muçulmanos no século XII e tem como finalidade apontar para o norte (ou para o sul). Por sua vez, o astrolábio é utilizado para calcular as distâncias tomando como medida a posição dos corpos celestes.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/expansao-maritima-europeia/

  • a conquista marítima portuguesa começou pela África e foram melhorando suas técnicas de navegações possibilitando maiores trajetos com suas caravelas e artifícios como a bússola