SóProvas


ID
538792
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A prática de interação participativa que inclui a construção e pactação de uma axiomática comum a um grupo de campos de saber conexos é definida como

Alternativas
Comentários
  • transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade. Além disso, do ponto de vista humano a transdisciplinaridade é uma atitude empática de abertura ao outro e seu conhecimento (Rocha Filho, 2007).
    A transdisciplinaridade não significa apenas que as disciplinas colaboram entre si, mas significa também que existe um pensamento organizador que ultrapassa as próprias disciplinas. É diferente de interdisciplinaridade, que exemplificando através de uma analogia, é basicamente como as nações unidas, que simplesmente une para discutir os problemas particulares de cada região. Nisto a transdisciplinaridade é mais integradora. Para haver essa dita transdisciplinaridade, é preciso haver um pensamento organizador, chamado pensamento complexo. Pela criação de um meta ponto de vista e não de um ponto de vista. O verdadeiro problema não é fazer uma adição de conhecimento, é organizar todo o conhecimento.
    nÃO ENTENDI PORQUE A LETRA "A" NÃO FOI A CORRETA! Até onde sei, interdisciplinar fala de uma interação dos saberes... e nessa questão fala de "
     construção e pactação de uma axiomática comum a um grupo de campos de saber conexos" que seria, ao meu ver a TRASDISCIPLINARIEDADE.
    ALGUÉM PODE ME AJUDAR NISSO?
  • No caso a transdisciplinaridade vai além da construção e pactação de uma axiomática comum a um grupo de campos de saber conexos. Como vc mesma pesquisou na definição. Seria um estágio superior à interdisciplinaridade.
    Portanto, cabe à interdisciplinaridade exatamente o que diz no enunciado. 
  • Juliana, eu chegou um pouco tarde, mas o que me ajudou a responder esta questão foi um texto muito bom de Sidney Shine e Maria Isabel Strong, no livro "Avaliação Psicológica e a Lei", texto "O laudo pericial e a interdisciplinariedade no poder judiciário". Eles têm a preocupação em definir o que é interdisciplinariedade, explicando as outras formas de pactuação de saberes. Fica a dica!
  • Este tema é recorrente em concurso e por incrivel que pareça sempre nos confunde!

    Eu aprendi assim:

    MULTIDISCIPLINAR: Várias disciplinas/ campos de saberes/ especialidades trabalhando de forma isolada, mas com objetivos comuns. Cada um no seu cantinho, trabalhando em prol dos mesmo objetivos.

    INTERDISCILPLINAR: Várias disciplinas/ campos de saberes/ especialidades trabalhando,existindo uma troca de informação, uma reciprocidade, mas não é um trabalho coordenado. Não existe ninguém por trás deste trabalho.

    TRANSDISCIPLINAR: Várias disciplinas/ campos de saberes/ especialidades trabalhando existindo uma troca de informações, uma reciprocidade de forma coordenada, há uma coordenação nesta parceria, objetivos em comum e coordenado.

    Espero ajudar!

     existindo uma troca de informação, uma reciprocidade, mas não é um trabalho coordenado. Não existe ningu
    existindo uma troca de informação, uma reciprocidade, mas não é um trabalho coordenado. Não existe ninguém por trás deste trabalho.
    , EX
    existindo uma troca de informação, uma reciprocidade, mas não é um trabalho coordenado. Não existe ninguém por trás deste trabalho.

      EXXXXX

  • Multidisciplinar: campos de saber que propomos simultaneamente, mas sem aparecer as relaçoes existentes entre eles. Não há cooperação.
    Ex.: ambulatórios convencionais onde os diferentes profissionais trabalham isoladamente, sem cooperação ou troca de informações, exceto por um sistema de referência.
    Pluridisciplinar: Justaposição de diversos campos situados no mesmo nível hierárquico e agrupadas de modo a aparecer as relaç?os existentes.
    Ex.: Reuniões clínicas onde são discutidos casos com troca de informações. Reuniões de equipe multiprofissional onde são planejadas ou avaliadas ações e procedimentos sem criar uma axiomática própria que coordene o trabalho.
    Interdisciplinar: práticas de interação participativa que inclui a construção e pactação de uma axiomática comum a um grupo de campos de saber conexos, definida no nível hieraquicamente superior, introduzindo a noção de finalidade maior que redefine os elementos internos dos campos originais.
    Promovem mudanças estruturais, geram reciprorcidade, tende à horizontalização das relações de poder entre os campos. Identifica-se uma problemática comum e uma plataforma de trabalho conjunto. Há um esforço de decodificação para obter uma linguagem acessível comum, permitindo a aprendizagem mútua. Com o tempo tendem a construir um novo campo de saber.
    Transdisciplinar: Campos de interação sobre a base de uma axiomática geral compartilhada. Tende à establização e criação de um campo de seber com autonomia teórica e operativa própria.