SóProvas


ID
5389522
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

Dentre os atos processuais abaixo mencionados, aquele em que se identifica, pela primeira vez, o réu como parte da demanda é:

Alternativas
Comentários
  • De fato a demanda se inicia com o ajuizamento da petição inicial, na qual já consta a consta a identificação do réu.

    Portanto, a resposta A é a assertiva correta.

  • PRINCÍPIO DA PERPETUATIO JURISDICIONIS: Competência se determina no momento do registro ou da distribuição.

    Exceção: supressão do órgão judiciário ou alteração da competência absoluta. Não observa o princípio da perpetuatio jurisdicionis.

    Alteração da competência absoluta após a sentença: não haverá redistribuição dos autos.

    Desmembramento de comarcas: só remeto o processo para outra comarca se houver modificação da competência absoluta.

    Princípio do Juízo Imediato (art. 147 do ECA): competência é do foro do local onde a C ou o A exerce com habitualidade o direito de convívio familiar ou comunitário. STJ entende que após a propositura da ação, se a C ou A mudar de comarca, haverá alteração da competência devendo haver remessa dos autos. STJ, CC 119318-DF.

  • mal formulada

  • Realmente, a leitura atenta leva à alternativa A. Vejamos o CPC:

    Art. 238. Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual.

    Art. 240. A citação válida, ainda quando ordenada por juízo incompetente, induz litispendência, torna litigiosa a coisa e constitui em mora o devedor, ressalvado o disposto nos 

    Ou seja, no momento do ato de citação já há réu - "ato pelo qual são convocados o réu (...)" - e, dentre os efeitos do ato citatório - art. 240 - nada se menciona acerca da "identificação do réu" ou algo do tipo

  • Prova para Estagiário, acho que foi o próprio estagiário da banca que elaborou essa questão

  • Depende o que o examinador quis dizer com "se identifica", pois não levou em consideração os artigos 338 e 339 do CPC:

     Art. 338. Alegando o réu, na contestação, ser parte ilegítima ou não ser o responsável pelo prejuízo invocado, o juiz facultará ao autor, em 15 (quinze) dias, a alteração da petição inicial para substituição do réu.

    Parágrafo único. Realizada a substituição, o autor reembolsará as despesas e pagará os honorários ao procurador do réu excluído, que serão fixados entre três e cinco por cento do valor da causa ou, sendo este irrisório, nos termos do .

     Art. 339. Quando alegar sua ilegitimidade, incumbe ao réu indicar o sujeito passivo da relação jurídica discutida sempre que tiver conhecimento, sob pena de arcar com as despesas processuais e de indenizar o autor pelos prejuízos decorrentes da falta de indicação.

    § 1º O autor, ao aceitar a indicação, procederá, no prazo de 15 (quinze) dias, à alteração da petição inicial para a substituição do réu, observando-se, ainda, o parágrafo único do .

    § 2º No prazo de 15 (quinze) dias, o autor pode optar por alterar a petição inicial para incluir, como litisconsorte passivo, o sujeito indicado pelo réu.

    Nota-se que o autor pode ajuizar ação contra réu errado, inclusive agindo de má-fé, ocasião em que a pessoa demandada poderá alegar qual é o réu correto para aquela ação (ex. ação contra segurado/seguradora), prosseguindo a lide, aí sim, contra o RÉU devidamente identificado. Em,suma, questão amadora.

  • Quando a ação é proposta temos o réu qualificado como réu...os efeitos, entretanto, só se dão em relação a ele no momento que ele é citado...mas ele já é qualificado como réu a partir do protocolo da ação. Vejamos o art. 312:

    Art. 312. Considera-se proposta a ação quando a petição inicial for protocolada, todavia, a propositura da ação só produz quanto ao réu os efeitos mencionados no  depois que for validamente citado.

  • bizarro e inaceitável.

  • É letra B e acabou, qualquer coisa fora desse contexto é extrapolação ! Com certeza, o estagiário quis beneficiar seu amigo próximo!

  • no processo PENAL

    Em que momento a lei processual penal (CPP, art. 363) considera que o processo completa sua formação?

    Resposta: Da citação do acusado (art. 363, CPP).

    no processo CIVIL

    Em que momento a lei processual civil (CPC, art. 312) considera que o processo completa sua formação?

    Resposta: Protocolo da sua inicial (o processo já existe antes da citação do réu) - art. 312, CPC.

    FONTE: ESTRATÉGIA / Outros colaboradores do qconcurso já tinham realizado observação.

  • 5 anos de faculdade, você aprende que a relação só se triangulariza após a citação válida, aí vem a FGV dizer, tal qual FCC, que jurisprudência e doutrina estavam, todo esse tempo, equivocados kkkkkk

  • Gabarito: A.

    Embora a elaboração da questão não será lá um primor, o raciocínio que a salva é o seguinte: quando a ação é protocolada e distribuída, já há identificação do réu – pois um dos requisitos da petição inicial é justamente a identificação e qualificação das partes (art. 319, II). O que se dá com a citação válida é a integração do réu à demanda e a produção, em relação a ele, dos efeitos mencionados no art. 240, que são a litispendência, a litigiosidade da coisa e a constituição em mora (art. 312).

  • Entendo que a teoria da asserção, adotado pelo processo civil brasileiro, esclareça o gabarito da questão: tal teoria dispõe que as condições da ação serão analisadas de acordo com que o foi alegado pelo autor em sua inicial. Assim, aquele que o autor aponta como réu na inicial, já será naquele momento da distribuição da inicial identificado como réu, sendo essa sua primeira identificação como tal.

  • Na Hora que tu erra uma questão para estagiário é hora de parar e ir ver BBB.

  • A questão diz que: "Dentre os atos processuais abaixo mencionados, aquele em que se identifica, pela primeira vez, o réu como parte da demanda é:"

    O réu só é parte na demanda após sua citação válida. O processo se forma com a propositura da petição inicial, e nesse momento há a vinculação do autor e do juiz, apenas após a citação o réu se vincula ao processo formando a triangulação.

    Art. 238. Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual.

    Parem de fazer malabarismos interpretativos para justificar o equívoco da banca. Pela CPC/15, pela doutrina e pela jurisprudência a resposta, sem dúvidas, é a letra B.

  • LETRA A.

    • Na petição inicial já consta o réu (qualificação das partes), apesar dele ser convocado a integrar a relação processual só com a citação.
  • Ao que parece, a questão não é exatamente de processo civil, mas de língua portuguesa e quis verificar se o candidato sabe a diferença de identificação e integração ao processo.

    Identificação (art. 319): dados\qualificação constantes na petição inicial (requisito da inicial)

    Integração (art. 238): citação

    Art. 319. A petição inicial indicará:

    I - o juízo a que é dirigida;

    II - os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu [...]

    Art. 238. Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual.

    Parágrafo único. A citação será efetivada em até 45 dias a partir da propositura da ação. (Incluído pela Lei nº 14.195, de 2021)

  • Essa questao poderia sim ser anulada. Quando vc protocola a acao, identifica um reu em tese, por isso existem os institutos de chamamento ao processo e denunciacao da lide por exemplo. Inclusive e por isso que existe o contraditorio e a ampla defesa, pois se assim n fosse, qualquer um que fosse citado viraria reu automaticamente.

  • citação válida é para os efeitos da causa começarem a valer para o réu ( litispendência, mora etc...)

  • Amigos, amigos, amigos... atenção ao enunciado. Não há nada de errado na questão (eu quase caí, kk).

    Abraço.

  • acertei uma questão de juiz e erro uma pra estagiário. ಥ_ಥ
  • Uma pergunta galera como ele é PARTE se ele não foi citado ?

    Conforme definição do artigo 238 do Código de Processo Civil - CPC, é chamado "citação" o ato processual que convoca o réu, executado ou interessado, para fazer parte do processo COMENTARIO DA PAGINA DO TJDFT