AA degradação de ecossistemas naturais, como a floresta amazônica, representa não apenas risco de extinção de várias espécies, podendo também afetar o clima e o regime de chuvas.- as árvores e seu processo de evapotranspiração tem relação com massas de ar que levam umidade para diversos locais e com o desmatamento esse processo é reduzido, geralmente levando massas mais secas.
BO aumento das temperaturas médias globais nas últimas décadas representa não apenas risco de alterações atmosféricas, mas também marinhas, e pode acarretar extinção de várias espécies.- tem relação com a subida do nível do mar, algumas cidades ja estão sob o risco de serem engolidas pelo mar.
CO uso excessivo de defensivos agrícolas e a má destinação de rejeitos humanos e industriais podem afetar a qualidade da água de lençóis freáticos e aquíferos.- sim, algumas massas d'água encontram-se poluídas por conta da eutrofização
DO efeito estufa, pela presença de CO2 na atmosfera, provoca aumento do buraco na camada de ozônio, e não tem qualquer efeito benéfico para a manutenção da vida na superfície terrestre. - o que aumenta o "buraco" da camada é o lançamento de gases CFC's e outros, que clivam a molécula de O3 gerando O2 e deixando um radical livre. O efeito estufa é um fenômeno natural, mas por conta das ações humanas como a pecuária extensiva, desmatamento, queimadas se tornou nocivo, pq aumenta a temperatura do globo.