SóProvas


ID
5391595
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Trata-se de grupo de demógrafos que consideram a própria miséria responsável pelo acelerado crescimento da população. Por isso, defendem a necessidade de mudanças socioeconômicas que permitam a elevação do padrão de vida, melhorando, entre outros pontos, a distribuição de renda e de alimentos e propiciando um aumento da escolaridade, que resultariam num planejamento familiar e na diminuição da natalidade e do crescimento vegetativo.

(Adaptado de COELHO, Marcos de Amorim e TERRA, Lygia. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna)

A que grupo de demógrafos o texto está se referindo?

Alternativas
Comentários
  • Neomalthusianos - super população leva a miséria

    Reformistas - Miséria leva a super população

  • Teorias da População

    Teoria Malthusiana = população cresce em progressão geométrica , alimento cresce em progressão aritmética. = crescimento da população responsável pela pobreza

    Teoria Neomalthusiana ( Alarmista ) =  crescimento da população responsável pela pobreza, Os Neomalthusianos afirmam que deve haver uma série de medidas que inibam os índices das taxas de natalidade. Difusão de métodos contraceptivos e procedimentos operatórios, por exemplo. Para eles, não há como existir equilíbrio entre uma elevada população e a quantidade dos recursos existentes no planeta. =  defende o uso de métodos contraceptivos como meio de reduzir o número de filhos por família. ganha mais influência após a Segunda Guerra Mundial.

    Teoria Reformista ( Antimalthusiana ) = a pobreza é a responsável pelo crescimento populacional =  má distribuição de riqueza / Pobreza gera um crescimento populacional acelerado, consideram que é a miséria e a exclusão de parte da sociedade, a responsável pelo rápido crescimento populacional

    Ecomalthusiana =  controle de natalidade tendo em vista a finitude de recursos materiais, avalia a pressão do crescimento populacional sobre os recursos naturais.