SóProvas


ID
5391745
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia os fragmentos a seguir, que caracterizam aspectos conceituais de teorias psicológicas sobre a personalidade.

1. Investigou o sentimento psicológico de inferioridade, concebido como um complexo de inferioridade, que afeta profundamente as crianças, em função da situação inevitável de sua falta de poder.
2. Refletiu sobre o desajustamento psicológico, compreendendo-o como oriundo de privação de certas necessidades que devem ser satisfeitas para a manutenção da saúde, entre as quais as necessidades fisiológicas, de segurança, amor e estima.

Assinale a opção que identifica corretamente as teorias descritas.

Alternativas
Comentários
  • A questão solicita conhecimentos acerca das teorias da personalidade.


    Existem diferentes abordagens teóricas no estudo da personalidade humana. É necessário que olhe para cada nuance apresentada para saber diferenciar cada uma destas teorias.

    1. Quem descreve sentimentos de inferioridade é Adler. A teoria adleriana afirma que as pessoas nascem dependentes de outras e, consequentemente, há um sentimento de inferioridade, o que as motivam para a conquista da superioridade e independência, a partir das relações sociais que são estabelecidas com seus pares. Essa busca relaciona-se com a motivação, a força necessária para a busca do desenvolvimento e da superioridade como condição humana e não especificamente como um aspecto negativo. Porém há determinadas situações que o sentimento de inferioridade pode ser agravado por condições que realçam essas deficiências, por exemplo, casos de criança mimada ou rejeitada, culminando com manifestações anormais de desenvolvimento ou algum complexo de superioridade. Mas, em condições normais, a partir desse sentimento de inferioridade é capaz de buscar-se compensações para atingir certa superioridade em determinados aspectos deficitários.
    2. Maslow propôs uma teoria da motivação humana (ou auto-atualização) relacionada com uma hierarquia de necessidades, a qual as necessidades mais básicas seriam mais predominantes sobre as mais superiores. À medida que uma necessidade mais básica é satisfeita, abre espaço para necessidades novas, mais superiores. As essas necessidades mais básicas trazem uma motivação de deficiência, que está relacionada a uma falta ou déficit; enquanto que as necessidades localizadas em níveis superiores (de estima e autorrealização) trazem uma motivação de crescimento, pois impulsiona o sujeito a buscar metas pessoais. A teoria pode ser esquematizada através de uma pirâmide da hierarquia de necessidades.  Existem 5 níveis de necessidade que são: necessidades fisiológicas, de segurança, de pertencimento e amor e de autorrealização. 


    Nesse sentido, o primeiro refere-se a teoria da Psicologia Individual de Alfred Adler e o segundo a Teoria da Auto-atualização de Abraham Maslow.


    Gabarito da Professora: LETRA A.