SóProvas


ID
5391757
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A complexidade que envolve a vida contemporânea coloca o campo da Psicologia cada vez mais diante da necessidade de qualificar seu ator profissional para acidentes traumáticos que irrompem no cotidiano, em escalas diversas.

Para essas situações emergenciais, o profissional de psicologia deve estar preparado para

Alternativas
Comentários
  •  A questão solicita conhecimentos acerca da atuação do psicólogo em situações traumáticas.


    A Psicologia das Emergências e dos Desastres é um campo teoricamente novo no campo de atuação da profissão. Nela, o psicólogo prepara-se para atuar frente às consequências emocionais dos sujeitos frente às situações traumáticas que ocorrem em desastres, como a guerra ou acidentes ambientais, por exemplo. 



    1. ERRADA

    Ambos podem ser ocasionados por eventos naturais, sendo o desastre passível de ser causado também por ação humana.


    1. ERRADA

    Se as catástrofes são imprevisíveis, não há possibilidade de conhecer de forma abrangente as tipologias possíveis. Porém, o profissional pode atuar no campo da prevenção de acidentes, como um todo.


    1. CERTA

    A atuação do psicólogo configura-se nos campos da prevenção, preparação, resposta e reconstrução do cenário após a ocorrência de emergências e desastres. É, ainda importante, atuar de forma multidisciplinar, onde outros profissionais deverão possuir o mesmo campo de preparação. 


    1. ERRADA

    O campo do diagnóstico em situações emergenciais se torna inviável. O TEPT pode ser desenvolvido após a situação. O profissional deve preparar-se em situações de enfrentamento para evitar que a doença se desenvolva.



    Gabarito da Professora: LETRA C.


    Fonte: Reis, Ana Maria (2019). Psicologia das emergências e desastres: como o psicólogo pode atuar? Personal clinical.