SóProvas


ID
5391781
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A grupoterapia, uma proposta teórico-prática, concebe os grupos em quatro campos: ensino-aprendizagem, institucional, comunitário e terapêutico.

Trata-se da proposta denominada

Alternativas
Comentários
  • A questão solicita conhecimentos a respeito dos tipos de grupoterapias.



    A terapia de grupo é uma técnica terapêutica que ocorre em um grupo de pessoas o qual recorrem ao compartilhamento de experiências para o processo de mudança. Algumas pessoas podem sentir-se mais à vontade quando se sentem acolhidas por pessoas com problemas semelhantes, por exemplo. Porém, há determinadas características importantes na individualidade do sujeito que impedem de recorrer a esse procedimento. Por exemplo, em pacientes psicóticos, paranóicos e alguns boderlines estar em um grupo pode ter efeito reverso. Nesses casos, o profissional deve ter ampla expertise para avaliar a possibilidade ou não de aplicar técnicas grupais.


    Existem alguns tipos de grupoterapias como psicodrama, grupos psicoterápicos, de autoajuda ou operativos.


    Psicodrama - recorre às representações dramáticas como diretiva de trabalho para trabalhar com a exploração dos vínculos humanos, a ação associada ao discurso, e a representação dos conflitos, no momento presente, relacionando com o passado. Tem, como alicerces teóricos: espontaneidade, criatividade, a teoria dos papéis,  a tele, a empatia, o co-inconsciente, e a matriz de identidade. 


    Grupos psicoterápicos - está relacionada à técnica de tratamento psicoterapêutico com o enfoque teórico específico, onde cada abordagem tem sua própria técnica definida. Algumas abordagens encontradas, são: psicanalítica, cognitivo-comportamental, psicodrama e sistêmica.


    Grupos de autoajuda: trata-se de um tipo de grupo psicoterápico onde os seus integrantes possuem similaridades em suas necessidades, como por exemplo, alcoólicos anônimos, narcóticos anônimos, dentre outros.


    Grupos operativos: refere-se a um conjunto de pessoas que se reunem para propor uma tarefa finalística. Podem auxiliar na minimização de medos básicos e o favorecimento de quebra de estereótipos que impedem a mudança. Existem quatro campos de atuação: ensino-aprendizagem, institucional, comunitário e terapêutico.


    -ensino-aprendizagem. treinamento do grupo para desenvolver uma tarefa comum.


    -Grupos institucionais. Referem-se a grupos realizados em instituições em geral. 


    -Grupos comunitários. Aqueles formados, por exemplo, na área de saúde mental, como de adolescentes, gestantes, líderes comunitários, etc.; de caráter preventivo, de tratamento ou reabilitação.


    -Terapêuticos: todos os grupos operativos tem essa diretiva terapêutica



    Gabarito da Professora: LETRA D.



    Fonte: portal da educação