SóProvas


ID
5391784
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um paciente atendido na emergência de um hospital com queixa de taquicardia é encaminhado ao serviço de psicoterapia, depois de exames que descartaram comprometimento físico.

Ao longo das sessões, relata retraimento social desde a infância, referindo lembranças de isolamento em várias situações sociais. Quando se sentia observado por uma ou mais pessoas, era progressivamente acometido por tique motor caracterizado pela contração da musculatura da face e, por isso, procurava esconder parte do rosto com as mãos, se esquivando ou encerrando contato social para sair do local. O mal-estar aumentava subitamente frente à ideia de ser observado e de crítica alheia, levando a sudorese e vertigem.

Face à descrição apresentada, assinale a opção que identifica corretamente o transtorno em questão.

Alternativas
Comentários
  • A questão solicita conhecimentos acerca dos transtornos psicopatológicos.



    No caso apresentado, o paciente apresenta sintoma relacionados as relações sociais, onde em contato em grupo, lhe causava grande desconforto, com tique motor, sudorese, vertigem e esconder o rosto com as mãos quando observado pelas pessoas ao seu redor fazendo com que se isolasse do meio social. Esses sintomas somáticos representam a ansiedade gerada pela possibilidade de entrar em contato com as pessoas, sem qualquer trauma vivenciado. Nesse caso, podemos concluir que o paciente pode estar apresentando sintomas referentes a ansiedade generalizada.


    De acordo com o DSM-V, a TAG (transtorno de ansiedade generalizada) tem como características “ansiedade e preocupação excessivas (expectativa apreensiva) acerca de diversos eventos ou atividades. A intensidade, duração ou frequência da ansiedade e preocupação é desproporcional à probabilidade real ou ao impacto do evento antecipado. O indivíduo tem dificuldade de controlar a preocupação e de evitar que pensamentos preocupantes interfiram na atenção às tarefas em questão. Os adultos com transtorno de ansiedade generalizada frequentemente se preocupam com circunstâncias diárias da rotina de vida, como possíveis responsabilidades no trabalho, saúde e finanças, a saúde dos membros da família, desgraças com seus filhos ou questões menores (p. ex., realizar as tarefas domésticas ou se atrasar para compromissos)"



    Gabarito da Professora: LETRA C.


    Fonte: DSM-V