SóProvas


ID
5392402
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão desta prova se relaciona a fatos da cultura popular brasileira; o texto foi particularmente aproveitado para questão de compreensão e interpretação de texto e para a verificação da competência de escrita culta em nossa língua.

“O conto-do-vigário é o mais antigo gênero de ficção que se conhece. A rigor, pode-se crer que o discurso da serpente, induzindo Eva a comer o fruto proibido, foi o texto primitivo do conto.”
Nesse segmento de uma crônica machadiana de A Semana, Machado de Assis cita o discurso da serpente como:

Alternativas
Comentários
  • mas não deveria ter um texto pra responder essa questão?

  • Entendo o gabrito da banca e, como a grande maioria, fiquem em dúvida entre as opções A e B. No entanto, imaginei que a B seria uma extrapolação, já que não necessariamente o conto original de um gênero seria a "fonte primeira" de todos os contos-do-vigário.

    Enfim, as provas da FGV sempre trazem consigo uma enorme subjetividade.

  • A rigor, pode-se crer que o discurso da serpente foi o texto primitivo do conto (do vigário). Nesse segmento de uma crônica machadiana de A Semana, Machado de Assis cita o discurso da serpente como: a fonte primeira de todos os contos-do-vigário; CORRETO. Somente reescreveu o texto.
  • Impossível acerta todas as questões de português da fgv

  • Essa questão devia ser anulada, pois tem duas respostas, letra "a" e letra "b", pois tanto é um exemplo de conto do vigário como nos remete ao primeiro de todos os contos.

    Complicado responder questões assim com duas repostas, fica até difícil recorrer. :(

  • Essa questão devia ser anulada, pois tem duas respostas, letra "a" e letra "b", pois tanto é um exemplo de conto do vigário como nos remete ao primeiro de todos os contos.

    Complicado responder questões desse com duas repostas, fica até difícil recorrer. :(

  • Ser a fonte primeira (o que eu não concordo que o autor quis dizer isso) não exclui, necessariamente, que seja um exemplo de um conto-do-vigário.

  • Fonte é de onde se emana algo.

    Ok, então quando alguém bola um "conto-do-vigário" para enganar outra pessoa, ele está se inspirando na serpente? FGV é complicada!!! Em algumas você tem que marcar a mais correta e na outra a menos errada!

  • basicamente diz que a historia da serpente é o primeiro conto-do-vigário

  • cadê os professores pra responder ? pois é, até eles tem medo da FGV. por isso não tem muitas questões comentadas nas provas dessa banca.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • GABARITO: B

    Veja o significado do termo primitivo no dicio.com: Que é o primeiro a existir; no momento inicial ou na origem de; original: a condição primitiva do ser humano;

    Logo, se o autor afirma que "o discurso da serpente, induzindo Eva a comer o fruto proibido, foi o texto primitivo do conto", referindo-se ao conto-do-vigário, é possível concluir que o discurso da serpente é a fonte primeira de todos os contos-do-vigário.

    Esse foi o raciocínio que eu usei pra responder a questão. Espero ter ajudado.

  • Não fui na "A", pois o "discurso serpente" veio antes de tudo, no início do mundo.

    Dessa forma, não poderia ser um exemplo para o conto-do-vigário, pois este, ainda que mais antigo, veio depois da serpente.

    Na minha opinião seria o contrário, o "discurso serpente" que seria um exemplo para o conto-do-vigário.

    Obs 1: Resposta baseada na linha de pensamento que segui.

    Obs 2: Não olhei justificativa da banca.

    Obs 3: Já errei várias de port dessa prova também. Todo mundo no mesmo barco.

  • Nunca achei que fosse sentir falta da odiada Cespe.

  • Primitivo: que é o primeiro a existir; que coincide com a origem de algo; inicial, primevo, original.

  • NÃO ADIANTA IR CONTRA A BANCA, A GENTE TEM QUE PEGAR O BARCO E ROMPER COM ELA.

    NA FGV PROCUREM AS PALAVRAS QUE ESTÃO NO MESMO CAMPO SEMÂNTICO,

    “O conto-do-vigário é o mais antigo gênero de ficção que se conhece. A rigor, pode-se crer que o discurso da serpente, induzindo Eva a comer o fruto proibido, foi o texto primitivo do conto.” 

    O autor falar:

    Pode acreditar que o discurso da serpente foi o texto primitivo do conto.Que conto?O conto-do-vigário .

    Primitivo = pauta na ideia de que eles são os primeiros que surgem.

    GABARITO..

    B-a fonte primeira de todos os contos-do-vigário;

    Fonte;Aulas da Prof °Aline a destruidora da FGV rsrsrs

  • em outra questão da FGV, essa alternativa ela dava como extrapolação. nessa ela quis como certa e fodac ... -.- é tipo assim como o examinador deve pensar

  • Adorando os comentários e vendo que não só sou que tow sofrendo com as questões dessa banca..kkkkkkkkkk...realmente a Cespe parece fichinha perto da FGV. Obrigada pessoal pelas dicas!!!

  • A questão é mais um jogo de palavras onde a banca expõe um texto simples de interpretação porém confunde o leitor peguntando sobre o discurso da serpente, levando ao erro de escolher a citação ao conto.
  • prova do dhanho kkk

  • É um jogo esquizofrênico. Agora eu estava certo de que não tinha como errar, mas me enganei. Não está certo nem o que está transcrito do texto (letra C). Nem professores de português podem fazer uma boa prova com essa banca. rs

    Gabarito: Letra A

    observerm a Opção C: o gênero de ficção mais antigo que se conhece;

    “O conto-do-vigário é o mais antigo gênero de ficção que se conhece. A rigor, pode-se crer que o discurso da serpente, induzindo Eva a comer o fruto proibido, foi o texto primitivo do conto.” Nesse segmento de uma crônica machadiana de A Semana, Machado de Assis cita o discurso da serpente como:

  • Interessante é que antes dessa eu tinha respondido uma que pedia a errada, e nem me toquei que essa questão perguntava a correta e acertei. Ou seja, eu estava procurando a errada e acertei marcando a alternativa que achava estar errada. Doidera

  • Ficamos bitolados em não quer extrapolar e acabamos errando.

    Ah, FGV, quanto mais você bate, mais eu tenho vontade de ir pra dentro!

  • Galera, a chave das questões de Português da FGV está em decifrar o enunciado.

    Vamos interpretar conforme a banca quer e não com a gente acha:

    “O conto-do-vigário é o mais antigo gênero de ficção que se conhece. A rigor, pode-se crer que o discurso da serpente, induzindo Eva a comer o fruto proibido, foi o texto primitivo do conto.” Nesse segmento de uma crônica machadiana de A Semana, Machado de Assis cita o discurso da serpente como:

    Não é a letra A porque o discurso da serpente foi o primeiro de TODOS os contos-do-vigário, logo você consegue inferir que foi a fonte, a gênesis, não houve precedentes.

    B) a fonte primeira de todos os contos-do-vigário;

    Essa é a resposta adequada.

    OBS: Não lute contra a banca, tente entendê-la.

    Como dizia no episódio do saudoso Chaves: "Para que o louco não se enfureça, não tente contrariá-lo, tem que imitá-lo etc, etc"

  • Gabarito B...

    Eu entendi que há um gênero de ficção que é esse conto...

    E há outras versões de conto desse gênero...um deles é o primeiro, o primitivo conforme o enunciado fala...

    Espero ter ajudado...

    Bons estudos...

  • Não dá pra ser a letra A, pois o autor não cita o texto em si (que seria o exemplo), mas o menciona.

    Lembrando que a questão pede "de acordo com o autor", logo está dentro dos limites do texto e em consonância com o enunciado.

    Gabarito: B

  • Errei, mas pelos comentários dos colegas consegui enxergar a resposta!

    “O conto-do-vigário é o mais antigo gênero de ficção que se conhece. A rigor, pode-se crer que o discurso da serpente, induzindo Eva a comer o fruto proibido, foi o texto primitivo do conto.” Nesse segmento de uma crônica machadiana de A Semana, Machado de Assis cita o discurso da serpente como:

    b) a fonte primeira de todos os contos-do-vigário;

  • Conto do vigário foi o que a FGV fez na PCRJ!

    Enfim! Muita dúvida entre a alternativa A e B. Entretanto, o texto cita a fala da serpente como primitiva, e na alternativa B coloca uma palavra do mesmo campo semântico que é "PRIMEIRA".

    Diogo França