SóProvas


ID
5392408
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão desta prova se relaciona a fatos da cultura popular brasileira; o texto foi particularmente aproveitado para questão de compreensão e interpretação de texto e para a verificação da competência de escrita culta em nossa língua.


Texto 2 – Voz do Povo, Voz de Deus

O vox populi, vox Dei parece referir-se à opinião pública, ao consenso da cidade, unânime ou em matéria decisiva num determinado julgamento. Vale a sentença ditada pela coletividade.

Creio tratar-se de outra origem, mais diretamente ligada a um processo de consulta divina sendo o povo o oráculo, a pítia da transmissão.

Hermes, o Mercúrio de Roma, possuía em Acaia, ao norte do Peloponeso, um templo onde se manifestava, respondendo as consultas dos devotos pela singular e sugestiva fórmula das vozes anônimas. Purificado o consulente, dizia em sussurro ao ouvido do ídolo o seu desejo secreto, formulando a súplica angustiada. Erguia-se, tapando as orelhas com as mãos, e vinha até o átrio do templo, onde arredava os dedos, esperando ouvir as primeiras palavras dos transeuntes.

Essas palavras eram a resposta do oráculo, a decisão do deus. Vox populi, vox Dei, na sua expressiva legitimidade.” (Coisas que o povo diz, Luís da Câmara Cascudo)

A principal finalidade do texto 2 é:

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil..

    A-Diversos significados não! Ele quer falar da origem da tal expressão.

    B-Até mostra a questão do latim, mas não justifica! Ele justificar pelas origens gregas...

    C-Ele não fala que uma e correta e outra é errada.Ele fala de uma ser uma indicação indireta (2 paragrafo) e outra direta(3 paragrafo)

    D- Origem improvável não! Provável, né!

    E-Gabarito pois se ler 100x dá para achar que vc entendeu isso

  • Resposta: C

  • Não entendo o porquê de o gabarito ser a letra c, visto que há uma suposição por parte do enunciador : "Creio". Ou seja, pode ser correta ou não.

  • A mais correta seria a alternativa "E", pois, o próprio narrador não confirma sua tese, ele diz : "Creio tratar-se de outra origem." Questão passível de anulação. #PMCE

  • GABARITO: C

    Acredito que a chave para a resposta correta está nesta frase, no 2º parágrafo:

    "Creio tratar-se de outra origem, mais diretamente".

    Ou seja, o texto faz uma introdução com breve explicação sobre a frase "vox populi, vox Dei", depois explica qual a provável origem correta da frase.

  • Como ele indicou uma origem correta sendo que falou mais de uma vez no texto "CREIO QUE..." e "PARECE INFERIR-SE..." ?? Isso mostra que ele NÃO SABE a origem. Se tivesse uma fonte legítima, aí sim seria a letra C. Quem discorda comenta aqui.

  • Quando o autor fala que crer tratar-se de outra origem, ele não tem certeza, então não seria a forma "mais correta" de demonstrar essa finalidade, discordo totalmente do gabarito!

    Obs. se voce procurar no google esse termo irão aparecer varios termos diferentes de significado, então não tem uma resposta "absoluta"

  • Gabarito letra C. O texto faz uma breve introdução da significação dos termos expostos, por conseguinte ele menciona a PROVÁVEL origem.

  • Tentando entender essa banca:

    Creio que o item E foi considerado errado porque diz que o autor explica que há, na expressão vox populi, vox Dei duas vozes, a do povo e a de Deus (isso, Deus com D maiúsculo, o que implicaria haver um único Deus). Porém, no texto, o autor fala em deus (minúsculo) quando se refere a Hermes no trecho “Essas palavras eram a resposta do oráculo, a decisão do deus”.

    Como sabemos, na mitologia grega há mais de um deus. Além disso, o autor cita outro deus no texto, Mercúrio. Ao considerar isso, realmente o item fica incorreto.

  • GABARITO: C

    Alguns sentidos de “indicar”, segundo o Dicionário Aulete: apontar, mostrar, revelar.

    A principal finalidade do texto 2 é indicar o significado e a origem correta da expressão vox populi, vox Dei.

    No primeiro período, a expressão “parece referir-se” não significa que o autor esteja em dúvida em relação ao que ele vai dizer a partir do segundo. Trata-se de uma referência à interpretação que geralmente é feita do vox populi, vox Dei. “Vale a sentença ditada pela coletividade”. Na realidade, só existe a presença de uma voz – a da coletividade –, que passa a representar a voz de Deus.

    Em todo o restante do texto, o autor vai indicar o que ele acredita tratar-se da origem correta e do significado da expressão vox populi, vox Dei.

    Origem: na Grécia (Hermes, deus da mitologia grega), no Peloponeso (região da Grécia), fazia-se uma consulta divina a Hermes, sendo o povo o oráculo.

    Significado: diferentemente do que sugere a interpretação do vox populi, vox Dei, citada no início do texto, o autor indica alguns elementos que explicam o significado das duas vozes nele presentes – Hermes e o povo o oráculo, Hermes e os devotos, o consulente e o ídolo.

    Se ainda há alguma dúvida quanto à indicação do significado da expressão, basta observar o último período do texto: “Essas palavras eram a resposta do oráculo, a decisão do deus. Vox populi, vox Dei, na sua expressiva legitimidade”.

    O item (E) não é a melhor resposta, pois omite a explicação da origem da expressão e trata apenas da explicação do porquê das duas vozes: a popular e a divina. 

  • Acertei a questão, considerei a introdução do texto que é justamente explicando o possível significado da expressão.

  • Típica questão que quem erra, acerta.

  • Pede comentário aí.

    Fui na letra E, tem a voz do povo e a voz de Deus (Hermes, o Mercúrio de Roma)

  • Gabarito C

    A frase "Creio tratar-se de outra a origem" introduz uma explicação trazida pelo autor sobre a origem da expressão vox populi, vox dei.

  • Se ele fala "creio" é pq não tem certeza. Como pode afirmar o gabarito que ele deu a origem "correta" então? Pq não a letra d)?

  • Em 11/10/21 às 09:34, você respondeu a opção C.Você acertou!

    Em 04/10/21 às 07:03, você respondeu a opção A.Você errou!

    Em 27/09/21 às 08:12, você respondeu a opção E.Você errou!

    Em 03/09/21 às 09:36, você respondeu a opção E. Você errou!

  • esse [creio que] me fez tacar o dedo nessa D com força, mermão... sem condições

  • Se a finalidade era indicar o significado o texto não deu muito certo não. Já li o texto várias vezes e ainda não encontrei o significado, apenas uma possível história sobre sua origem

  • Tomo três sedativos e venho fazer FGV.........

  • Do muito que eu li e do pouco que eu sei, nada me resta, mas aproveito o espaço para expressar minha discordância do gabarito desta questão e tentar apresentar as minhas razões para, de pronto, haver eliminado a alternativa "C", dada como correta:

    No texto, há a seguinte passagem:

    "Creio tratar-se de outra origem, mais diretamente ligada a um processo de consulta divina sendo o povo o oráculo, a pítia da transmissão."

    O próprio autor demonstra não ter a intenção de indicar o significado e a origem correta da expressão vox populi, vox Dei, deixando expresso que, na opinião dele, a origem apresentada é a mais adequada, mas em momento algum este afirma categoricamente que a origem apresentada no texto é a correta. Posso estar viajando aqui, mas esta afirmativa, em uma prova da CESPE/CEBRASPE, muito provavelmente seria dada como errada por extrapolar as ideias explicitamente apresentadas no texto.

  • LETRA C

    O enunciado pergunta pelo que o autor busca, qual a finalidade DELE ao fazer tais relatos, por isso toma como verdade (para resolver a questão) oq ele expõe no TEXTO e não de opiniões diversas, independente de qual seja a real origem do termo.

  • Respondi a letra C não por achá-la correta, mas sim pelo sentimento de que a FGV a traria como resposta. Essa banca tem um entendimento muito peculiar sobre as questões. Tentarei explicar meu raciocínio para a escolha. NÃO ESTOU JUSTIFICANDO GABARITO! Apenas tentando ajudar aos colegas..

    Quando no texto fala as sentenças a seguir:

    "Creio tratar-se de outra origem, mais diretamente ligada a um processo de consulta divina sendo o povo o oráculo, a pítia da transmissão."

    "Essas palavras eram a resposta do oráculo, a decisão do deus. Vox populi, vox Dei, na sua expressiva legitimidade".

    O autor defende que essa seria a verdadeira origem e o verdadeiro significado, ou seja, essa é a visão do autor que construiu esse artigo. Logo, para ele essa é a verdade.

    Por isso, o item C seria a alternativa correta.

    c) indicar o significado e a origem correta da expressão vox populi, vox Dei;

  • De fato, o texto indica uma origem como correta. INDICAR não é afirmar. Indicar é mencionar, referir.

  • Pessoal, assistam a aula da professora justificando essa resposta, está bem explicado.

    Resumindo:

    -Por tratar-se de um texto argumentativo, fica claro que a intenção do autor é convencer o leitor de algo.

    -E a questão sobre a expressão "Creio que..." é utilizada como forma de suavizar o tom do texto, ou seja, não parecer uma resposta ríspida, porém sendo claramente divergente a ideia da origem que é apresentada no começo do texto.

    Questão difícil, também errei, porém não devemos lamentar nossos erros, mas aprender com eles!

    Vamo pra cima!!

  • A palavra creio é a palavra chave, ele não tem certeza ou seja ele vai indicar = hipótese.

  • Mais uma complicada da FGV.... Como eu acertei a questão:

    Eu acertei a questões após me atentar a esse detalhe ao final do último parágrafo do texto: "(...)na sua expressiva legitimidade."

    Entendo que o autor, ao dizer "expressiva legitimidade", teve a intenção de explicar a origem correta do termo empregado.

    Foi apenas o meu raciocínio; espero ter ajudado.

    Bons estudos.

  • Erguiase, tapando as orelhas com as mãos, e vinha até o átrio do templo, onde arredava os dedos, esperando ouvir as primeiras palavras dos transeuntes. ( origem )

    Essas palavras eram a resposta do oráculo, a decisão do deus. Vox populi, vox Dei, na sua expressiva legitimidade.” ( significado )

  • Caraca!!!!! Antes de ir a para prova, é preciso decorar o dicionário todo.

    Do Aulete Digital

    2. Recomendar ou prescrever (algo) a [tdi. + a : Poderia indicar -lhe ( ou a ele, a ela) um bom hotel?]

    3. Dar a conhecer; DENOTAR; REVELAR [td. : Esse sorriso indica aprovação?] [ Antôn.: esconder. ]

    4. Levar a crer; SUGERIR [td. : Tudo indica que vai vencer a parada.

    A banca usa as palavras considerando seu significado mesmo comum para pegar os bestas como eu.

    Se fizer um recurso a banca: usamos o 4º significado possível.

    E aí?