SóProvas


ID
5392450
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Numa das crônicas de A Semana, Machado de Assis declara: “Duas coisas contrárias podem ser verdadeiras e até legítimas, conforme a zona. Eu, por exemplo, execro o mate chimarrão; os nossos irmãos do Rio Grande do Sul acham que não há bebida mais saborosa neste mundo”.

Todos os pensamentos abaixo mostram oposições; a frase do mesmo Machado que comprova o pensamento de que “Duas coisas contrárias podem ser verdadeiras e até legítimas...” é:

Alternativas
Comentários
  • O que não é bom para mim pode ser muito bom para você! Uma bebida tem paladar diferentes para cada tipo de pessoa . Gab.D

  • Gabarito da Banca: Letra D

    Gabarito pleiteado: ANULAÇÃO

    Fundamento para Recurso:

    A questão traz o seguinte enunciado: “Todos os pensamentos abaixo mostram oposições; a frase do mesmo Machado que comprova o pensamento de que ‘Duas coisas contrárias podem ser verdadeiras e até legítimas…’ é”. A resposta correta, de acordo com o gabarito preliminar, é Letra D: “O chá é o único parceiro digno do café”.

    Dada essa afirmação, concordo que há a oposição verdadeira e legítima entre “chá” e “café”, mas não posso deixar de apontar outra oposição verdadeira e legítima dentre as alternativas, qual seja a da alternativa C: “O louvor, a censura fazem-se em poucas palavras”.

    O “louvor” pode ser feito tanto em poucas palavras, por exemplo, quando os fiéis expressam sua fé à sua respectiva divindade, com expressões do tipo “Glória a Jesus”, como também em longos discursos, realizados pelos padres e pastores em suas missas, cultos, dentre outros.

    Da mesma forma ocorre com a censura, que pode ser realizada com uma ou poucas palavras, exemplificada pelas advertências que pais e mães fazem aos seus filhos, como também em longos textos, por meio de decretos e leis.

    Dessa forma, verifica-se total consonância com o comando da questão, uma vez que, além de constituírem oposições, também podem ser “verdadeiras e até legítimas”.

    Ressalta-se a adequação à expressão “podem ser”, pois, conforme exposto, o louvor e a censura podem também não ser feito em poucas palavras.

    Diante do exposto, requer, humildemente, a ANULAÇÃO da referida questão, por haver duas alternativas corretas.

    É isso, pessoal!

    Grande abraço e boa sorte!

    Profª. Patrícia Manzato

  • Questão fácil que chega a duvida se realmente está certo

  • Vai ser anulada pois existe 2 alternativas corretas, letra C e letra D.

    Rumo a PMCE 2021

  • Como alguém que gosta de chá e café, gostaria de saber a relação de oposição entre chá e café.

  • Qual a oposição entre chá e café?
  • Oposição entre chá e café? Só se for o chá de cogumelo que esse examinador andou tomando. Oposição clara existe entre louvor e censura, isso sim!

  • Na minha perspectiva a "E" também estaria certa. Duas coisas contrárias: carvão e diamante. São legítimas? Ora, se você estiver morrendo de frio, prestes a ter uma hipotermia eu garanto que um diamante será superfluo para você.

  • Vc é o bichã,armariaa

  • Deus de infinita misericórdia, tenha piedade da alma de alguém que elabora uma questão dessa, já que ele não tem da nossa!

    E da nossa também!!

  • isso porque café é um chá, (são sinõnimos) Então o (chá) é considerado o único parceiro digno do café! Diferente de Louvor x Censura, Carvão x Diamante (são antônimos)!!

  • O que se opõe no texto não é a bebida, mas o sentimento em relação à mesma. Amor/apreço ao chimarrão e repulsa/horror ao chimarrão, o que se justifica em função da região onde se vive.

    Café e chá não ilustram esse raciocínio.

  • depois dessa eu vou parar e tomar um café!

  • A FGV viaja tanto que se perde nas suas prórpias questões.

  • D de Diabeisso, homi

  • o fi da ideusuite acertava

  • Essa banca é do capeta, ela não tem mãe não.

  • INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

    ANTÔNcensuracríticarepreensão.

    Fonte: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/louvor/

  • Ai dento FGV!

  • Gabarito: D

    "O chá é o único parceiro digno do café”;

    Na minha humilde interpretação: " “Duas coisas contrárias podem ser verdadeiras e até legítimas...” .

    Pense comigo: o café é uma bebida quente e forte.

    Já o chá pode ser servido tanto quente como frio ( pode ser um chá específico usado como "calmante" ou como "energético natural - como o chá verde).

    Podemos compreender que essas bebidas possuem características específicas e unicas. São contrárias por ter caraterísiticas diferentes, e ao final são semelhantes (por serem unicas e ter a questão da legimidade) .

    Relacionei a questão dessa forma e acertei.

    Obs.: Posso estar errada, então qualquer coisa podem mandar msg no privado.

  • Item e também poderia ser considerado correto

  • que viagem kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Só usando um alucinógeno, pqp!!!!

  • Eu já tentei mudar o horário em que resolvo as questões da FGV.

    Resolveu não.

  • Cadê os professores do QC pra comentar uma questão dessa?

  • Fgv n dá não, questão assim é chutar a alternativa menos bizarra. Isso n mede conhecimento não veio, mede o qt vc fumou antes de ir fazer a prova.

  • Qual será o preço ?

  • No exemplo do enunciado, as duas coisas contrárias que fazem sentido são as impressões sobre o mate chimarrão (enquanto o autor detesta, os gaúchos adoram), ou seja, temos duas impressões opostas, verdadeiras e legítimas sobre um item. A opção em que um procedimento semelhante ocorre é a letra D, na qual há dois itens opostos, "chá" e "café", aproximados por uma impressão que é tomada como verdadeira e legítima, de que um pode ser parceiro do outro. A opção correta, portanto, é a letra D.

    A opção A está incorreta porque os bons só foram mencionados para gerar um contraponto com os maus. Não há uma impressão revelada sobre eles. A mesma ocorrência é observada na opção B, na qual o pecado é mencionado apenas, sem uma impressão explícita revelada sobre ele. A opção B também está incorreta.

    A opção C está incorreta porque, apesar de representarem coisas opostas, "louvor" e "censura" foram unidos por meio de um aspecto tido como comum, e não por uma impressão.

    A opção E está incorreta porque há duas impressões diferentes sobre dois elementos diferentes, diamante e carvão. Não existe um ponto de encontro conforme se nota com o mate chimarrão (no enunciado) e com a impressão em comum entre chá e café, na opção D.

    Fonte: Maycon Dias Prado - Gran Cursos

    Não sei qual foi a viagem maior.

  • Acredito que a oposição pensada pelo examinador é a de que o café é uma bebida excitante, enquanto os chás, de modo geral, são calmantes.

    Quanto à a alternativa C, apesar de haver oposição entre o louvor e a censura, não encontramos nela o segundo aspecto do enunciado, de "verdadeiro e até legítimo". Na alternativa D, a oposição surge legitimando as duas coisas, enquanto, na letra C, a oposição é citada para apontar algo em comum entre os dois opostos.

  • Tentando decifrar o enunciado:

    Duas coisas contrárias podem ser verdadeiras e até legítimas...

    Ao meu ver, o erro da E está na informação não ser verdadeira e legítima.

    O carvão é a riqueza; o diamante é o supérfluo”.

    De fato há duas ideias opostas, mas o carvão não é riqueza e diamante não é supérfluo (por se tratar de algo de extremo valor), portanto, não há que se falar que é verdadeiro e legítimo.

    Pensei dessa forma e acertei, mas essa banca chega a ser subliminar às vezes.

  • Eu acertei, mas...Jesus, que banca é essa...

  • Essa não dá nem para comentar é fechar o olho e não perder tempo com isso.

    Dizer que chá e café são opostos é demais pra im.

  • "tem café, mas prefiro um chá que é pra relaxar..."

  • compreendo a indignação dos colegas com a oposição entre chá e café que só existe na mente do examinador.

    mas vejam que o próprio enunciado diz: "Todos os pensamentos abaixo mostram oposições". Ou seja, a questão não é pra avaliar se um é realmente oposto a outro, ela já está dizendo que existe sim uma relação de oposição e que devemos simplesmente aceitá-la. Como tanto o café quanto o chá são vistos sob uma ótica positiva, então o gabarito é mesmo a letra D.

    nessa circunstância, se existisse uma alternativa F dizendo "A maçã é gostosa e a banana é deliciosa", esta alternativa também seria um gabarito válido para a questão. Sabemos que não existe uma verdadeira oposição entre maçã e banana, mas o enunciado diz para assim considerarmos...

    o que a FGV quer medir não é a nossa inteligência, e sim o quão resistente a nossa testa é depois de tanta batida de cabeça.

  • Galera observem isso: Duas coisas contrárias podem ser verdadeiras e até legítimas...Olhando a alternativa que se diz certa, “O chá é o único parceiro digno do café”; alguém aí já tomou chá e café ao mesmo tempo pois são parceiros, nunca fiz esta experiência.

  • Muito estranho porque não há na alternativa assinalada como correta, nada que oponha (duas coisas contrárias) café e chá. Tampouco há qulaquer legitimação

  • 82% de erros, 18% de chá de cogumelo com lírio.

  • Consigo visualizar uma ideia de um vs. o outro com chá e café, mas como na FGV devemos escolher "a mais correta", ao meu ver seria louvor e censura. Mas fazer o quê né...

  • Eu juro que daria mil reais pra ter a chance de dar um soco na cara do examinador da FGV que elaborou essa questão.

  • Caros, colegas eu me sentia assim há uns 10 meses, quando resolvia as questões de português da FGV, não via lógica. Desde então, percebi que deveria fazer algo de diferente, só fazer o básico não estava funcionando. Então, conversando com um amigo que quase fechava as provas de português da FGV, disse-me para fazer um caderno de predileção de assuntos mais cobrados pela banca, colocando a questão do assunto com a explicação e um bizú ou outra sobre a forma de cobrar determinado assunto, tendências etc... e

    E assim e o fiz durante esses 10 meses. Advinha? Hoje, estou indo muito bem nas provas de português, acertando em média 85% da matéria. Nem acredito as vezes, no começo parecia impossível!

    E, recentemente, fui aprovado na PM-AM e estou entre os 250 primeiros colocados em um concurso que contou com mais de 88 mil candidatos. A banca foi a FGV, e mais uma vez fiz 90% da prova de português, e foi o que melhorou muito minha colocação em relação aos demais concorrentes. ESTOU REALIZANDO UM SONHO!

    ALGUMAS OBSERVAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA SABER:

    1º Raramente você conseguirá gabaritar uma prova de português da FGV, de um total de 20, acertar 18, 17 você já estará na frente de muitos candidatos, e outra, não precisa gabaritar a prova para passar, mas tirar mais pontos que seu concorrente.

    2º A FGV tem um entendimento de português só dela, aceite!

    3º Para você ir bem, agora é minha opinião, você deve ter uma base na matéria, mas 80% é resolução de questões da banca no nível do seu concurso, superior, médio ou fundamental, acredite faz diferença.

    4º Não precisa ser um gênio em português, eu mesmo cheio de erros nesse post não sou, mas melhorei bastante!

    Por fim, estarei disponibilizando esse caderno: Contato Whats (69 99308-7327)

    Acredite, vale muito a pena, nesse caderno há bizús, assuntos mais cobrados, questões autoexplicativas juntadas ao longo de 10 meses de resoluções de questões específicas da FGV na matéria de português.

    ACREDITE NOS SEUS SONHOS!

    Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos.

    | provérbios 16: 3 |

  •  Letra D.

    “Duas coisas contrárias podem ser verdadeiras e até legítimas...” 

    A afirmativa diz que duas coisas, apesar de serem opostas, podem legítimas (justificáveis; aceitáveis a depender das circunstâncias; podem coexistir)

    A) “Os maus, no fim de conta, são dignos de lástima, por serem tão fracos que não possam ser bons”;

    Não há relação de coexistência.

    B) “Todas as carreiras são boas, exceto a do pecado”;

    A FGV considera esse tipo de afirmativa inadequada por relação lógica: se todas são boas, não há exceções.

    C) “O louvor, a censura fazem-se em poucas palavras”;

    Aqui há uma relação de comparação e não de oposição: tanto um quanto o outro se fazem em poucas palavras

    D) “O chá é o único parceiro digno do café”;

    1) Costumeiramente, quem tem preferência por café, prefere este ao chá: relação de oposição.

    2) a frase diz que o chá é parceiro do café: relação de coexistência.

    E) “O carvão é a riqueza; o diamante é o supérfluo”.

    Apesar de haver uma oposição, não há relação de coexistência como pede o enunciado.

    Espero ter ajudado!

    "Ele me fez bem maior do que estou, mas sinto que creço a cada passo".