-
Primeiramente, vejamos o conceito de propriedade para investimento, segundo o MCASP, 8ª ed., pg. 217:
Propriedade para investimento
É a propriedade (terreno ou edificação – ou parte da edificação – ou ambos) mantida para auferir receitas de aluguel ou para valorização do capital, ou para ambas, e, não, para:
- a. uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, ou para finalidades administrativas; ou
- b. venda no curso normal das operações.
Isso já nos permite descartar as alternativas A), B) e C) que versam sobre outros tipos de ativos.
Vale lembrar que a propriedade para investimento deve ser inicialmente mensurada pelo seu custo, incluídos os custos de transação (MCASP, 8ª ed., pg. 223).
Por fim, sobre a reclassificação, vejamos o que dispõe o MCASP, 8ª ed., pg. 223:
Nos casos de reclassificação de propriedade para investimento contabilizada pelo valor justo para propriedade ocupada pelo proprietário ou para estoque, o valor justo na data da alteração de uso será considerado como custo da propriedade para subsequente contabilização de acordo com as normas correspondentes (Imobilizado ou Estoques, conforme o caso).
Do trecho grifado do excerto acima, depreende-se que a alternativa certa é a letra D).
FONTE: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/concurso-tce-am-gabarito-extraoficial-contabilidade-publica/
-
Gabarito: E
Quando a entidade utilizar o modelo do custo, as reclassificações NÃO alteram o valor contábil da propriedade nem alteram o seu custo para fins de mensuração. (O enunciado deixa claro que o ente utiliza o modelo do custo)
NBC TSP 06 - Item 70 - Os itens 71 a 76 aplicam-se aos aspectos de reconhecimento e mensuração correspondentes quando a entidade utiliza o modelo do valor justo para propriedades para investimento. Quando a entidade utilizar o modelo do custo, as reclassificações entre propriedade para investimento, propriedade ocupada pelo proprietário e estoque não alteram o valor contábil da propriedade transferida nem alteram o custo dessa propriedade para fins de mensuração ou divulgação.
Mesma informação no MCASP 8ª ed, pg. 223.
-
A propriedade para investimento é avaliada pelo método de custo, o valor naquele ano foi "x" metodo de custo.
-
FGV pegou o exemplo do MCASP:
O governo estatual decidiu extinguir determinado órgão. O pessoal será remanejado para exercer suas funções em outras entidades e o prédio, antes por ele ocupado, passará a ser alugado a uma empresa privada. O governo estadual avalia todas as suas propriedades para investimento pelo modelo do custo e o valor contábil do prédio em questão, já líquido das reavaliações e da depreciação acumulada, é R$ 700.000,00. Neste caso, o prédio deverá ser reclassificado para propriedade para investimento e não haverá alteração em seu valor. O registro contábil configurará mero fato permutativo, registrado por meio do lançamento a seguir:
Natureza da informação: patrimonial
D 1.2.2.2.1.xx.xx – Propriedades para investimento
C 1.2.3.2.1.xx.xx – Bens Imóveis
-
Salve, amigos da Contabilidade!
Essa questão cobra a NBC TSP 06 – Propriedade para Investimentos. A Norma diz que Propriedade para Investimento é a propriedade (terreno ou edificação – ou parte da edificação – ou ambos) mantida para auferir receitas de aluguel ou para valorização do capital, ou para ambas, e, NÃO, para:
· uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, ou para finalidades administrativas (porque seria imobilizado); ou
· venda no curso normal das operações (porque seria estoques).
A Norma ainda diz que quando a entidade utilizar o modelo do custo, as reclassificações entre propriedade para investimento, propriedade ocupada pelo proprietário e estoque não alteram o valor contábil da propriedade transferida nem alteram o custo dessa propriedade para fins de mensuração ou divulgação. Logo, reclassificamos de imobilizado para propriedade para investimento e permanecemos com o mesmo valor.
Gabarito: E.
Mais sobre Contabilidade Pública?
@proffabiovasconcelos
-
Essa questão versa sobre mensuração de ativos.
Primeiramente, vejamos o conceito de propriedade para investimento,
segundo o MCASP, 8ª ed., pág. 217:
"Propriedade para
investimento
É a
propriedade (terreno ou edificação – ou parte da edificação – ou ambos) mantida
para auferir receitas de aluguel ou para valorização do capital, ou para ambas,
e, não, para:
a. uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, ou para
finalidades administrativas; ou
b. venda no curso normal das operações."
Isso já nos permite descartar as alternativas A, B e C, que versam
sobre outros tipos de ativos.
E sobre a reclassificação, vejamos o que dispõe o MCASP, 8ª ed.,
pág. 223:
"Quando a entidade utilizar o modelo do custo, as reclassificações entre propriedade para investimento, propriedade ocupada pelo proprietário e estoque não alteram o valor contábil da propriedade transferida nem alteram o custo dessa propriedade para fins de mensuração ou divulgação."
Do trecho
grifado do excerto acima, depreende-se que a alternativa certa é a letra E.
Gabarito do Professor: Letra E.