SóProvas


ID
5392618
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas considerou imprescindíveis à segurança da sociedade as informações constantes em um relatório de inteligência sobre organizações criminosas que atuam no Estado, de maneira que sua divulgação ou acesso irrestrito poderia comprometer atividades de inteligência, bem como de investigações em andamento, relacionadas com a prevenção e repressão de infrações. Com base na Lei de Acesso à Informação, observado o interesse público da informação e utilizados os critérios menos restritivos possíveis, o mencionado relatório foi classificado quanto ao grau de sigilo como informação reservada.
De acordo com a Lei Federal nº 12.527/2011, o prazo máximo de restrição de acesso a tal informação reservada é de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ☛ C

    LAI ( Lei 12.527/2011)

    Prazos máximos de restrição:

    Ultrassecreta: 25 anos

    Secreta: 15 anos

    Reservada: 5 anos

    Art. 24, § 4º Transcorrido o prazo de classificação ou consumado o evento que defina o seu termo final, a informação tornar-se-á, automaticamente, de acesso público.

  • Complementando

    Art. 31, § 1º As informações pessoais, a que se refere este artigo, relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem:

    I - terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo e pelo prazo máximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produção, a agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que elas se referirem; e

    II - poderão ter autorizada sua divulgação ou acesso por terceiros diante de previsão legal ou consentimento expresso da pessoa a que elas se referirem.

  • Quando a divulgação for capaz de colocar em risco a segurança da sociedade e do Estado, a informação poderá ser classificada em três grupos: ultrassecretasecreta ou reservada, vigorando a restrição, respectivamente, nos prazos de 2515 e 5 anos, a partir da produção do ato a ser informado.

    O prazo máximo de restrição de acesso a informação classificada como reservada é, portanto, de cinco anos.

    E vale ressaltar que, transcorrido o prazo de classificação ou consumado o evento que defina o seu termo final, ou seja, a informação tornar-se-á, automaticamente, de acesso público (art. 24, § 4º).

    Gabarito: alternativa “c”