SóProvas


ID
5393203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares à sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo ciao ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como-se retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pelo, mas sem ferir o pudor (o seu pudor, bem entendido), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento. Feito um banhista incerto, assoma depois com sua nudez no trampolim do patamar e avance dois passos como se fosse beirar um salto, silenciando de vez, embaixo, o surto abafado dos comentários. Nada de grandes lances. Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada. Passe por eles calado, circule pela casa toda como se andasse numa praia deserta (mas sempre com a mesma cara de louco ainda não precipitado), e se achegue depois, com cuidado e ternura, junto à rede languidamente envergada entre plantas lá no terraço. Largue-se nela como quem se larga na vida, e vá fundo nesse mergulho: cerre as abas da rede sobre os olhos e, com um impulso do pé (já não importa em que apoio), goze a fantasia de se sentir embalado pelo mundo.

Raduan Nassar. Aí pelas três da tarde. In: Ítalo Moriconi (Org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 (com adaptações). 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir. 

Quanto à tipologia textual, o texto é predominantemente expositivo.

Alternativas
Comentários
  • E

    texto predominante é o injuntivo

  • Os textos injuntivos têm a proposta de instruir, informar, auxiliar, aconselhar e recomendar. ... Para atender a essa proposta, esse tipo textual utiliza a ordem, o conselho e a exigência, por isso o tempo verbal mais presente nos textos injuntivos é o imperativo, pois transmite essa proposta dentro da ação que é pedida.

  • ERRADO

    Injunção

    Indica como realizar uma ação. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo, porém nota-se também o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente de modo indicativo.

    Ex.: ordens, pedidos, súplica, desejo, manuais e instruções para montagem ou uso de aparelhos e instrumentos, textos com regras de comportamentos etc.

    Texto:

    Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares à sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, um largo ciao ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, surpreenda (...)

    Dessa forma, com o uso do verbo no modo imperativo, infinitivo e o uso do futuro do presente do indicativo, torna-se possível notar que o texto é, sem dúvidas, injuntivo.

  • ERRADO

    Expositivo: Informa algum assunto ao leitor;

    Texto Injuntivo: Texto que serve para orientar o leitor, verbos no IMPERATIVO gab da questão

  • Gabarito Errado.

    O TEXTO E ESSENCIALMENTE INJUTIVO, JÁ QUE PREDOMINA VÁRIOS VERBOS NUCLEARES NO IMPERATIVO, A SABER:[...]largue tudo; componha uma cara; faça os gestos ; não exagere ; suba sem demora [...]

    --------------------------------------------------

    Texto injutivo

     Injunção: São textos que apresentam a finalidade de instruir e orientar o leitor, utilizando verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito. Os gêneros que se apropriam da estrutura injuntiva são: manual de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos, leis etc.

  • ERRADO, trata-se de um texto injuntivo.

    Diferença:

    Texto expositivo → apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição, a enumeração de suas características. 

    Texto Injuntivo  visa a dar instruções, ordens, avisos, conselhos, fazer advertências...

  • ERRADO- PREDOMINA A INJUNÇÃO- VEJAM OS VERBOS: FAÇA, COMPONHA, CHEGUE, PASSE, LARGUE-SE ETC.

  • justificativa da Cespe: " JUSTIFICATIVA - ERRADO. O texto é predominantemente

    injuntivo, haja vista, sobretudo, as orações no modo imperativo."

    além do mais:

    texto expositivo: ele expõe dados estatísticos, conceitos, apresenta informações sobre um objeto ou fato específico

  • GAB: E

    Tipos textuais:

    Narração: Personagens, Enredo, Narração, Tempo e Espaço...

    Descrição: Enumeração, Comparação, Retrato Verbal...

    Dissertação: Expositiva, Argumentativa, Debate...

    Injunção: Instrucional (Manuais, Receitas, Bulas...)

    Exposição: Fatos, Impessoal (Notícias Jornalísticas)

    “Enquanto acreditarmos em nossos sonhos, nunca nos faltarão forças para lutarmos por eles.”

  • Minha contribuição.

    Tipologia Textual

    Narração: narrar é contar uma história que envolve personagens e acontecimentos. São apresentadas ações e personagens: o que aconteceu, com quem, como, onde e quando.

    Descrição: a intenção deste tipo de texto é que o interlocutor possa criar em sua mente uma imagem do que está sendo descrito. Podemos utilizar alguns recursos auxiliares da descrição.

    Dissertação: podemos dizer que dissertar é falar sobre algo, sobre determinado assunto; é expor (expositiva); é debater (argumentativa). Este tipo de texto apresenta a defesa de uma opinião, de um ponto de vista, predomina a apresentação detalhada de determinados temas e conhecimentos.

    Exposição: aqueles textos que nos levam a uma explicação sobre determinado assunto, informa e esclarece sem a emissão de qualquer opinião a respeito, é um texto expositivo.

    Injunção: os textos injuntivos são aqueles textos que nos orientam, nos ditam normas, nos instruem.***

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Narração: Personagens, Enredo, Espaço...

    Descrição: Enumeração, Comparação, Retrato Verbal...

    Dissertação: Expositiva, Argumentativa, Debater...

    Injunção: Instrucional (Manuais, Receitas, Bulas...)

    Exposição: Fatos, Impessoal (Notícias Jornalísticas)

    Fonte: www.tudosobreconcursos.com

    Abraço!!!!

  • Gabarito ERRADO

    de acordo com a CEBRASPE o texto é INJUNTIVO

    Texto descritivo > Assemelha-se ao retrato, procura transmitir basicamente a imagem que se tem de um ser, mediante a percepção dos cinco sentidos: tato, gustação, olfato, visão e audição.

    Texto narrativo > É a forma de composição que consiste no relato de um fato real ou imaginário. Este tipo de texto compõe-se de apresentação, enredo, clímax, e desfecho ; e os elementos centrais são as personagens, as ações, ideias e sequência cronológica e/ou temporal.

    verbos no pretérito.

    Texto dissertativo > É a forma de composição que consiste num posicionamento acerca de dado assunto.

    Dissertativo-expositivo> consiste numa apresentação, explicação, sem o propósito de convencer o leitor.

    Exemplos: reportagem, resumo, fichamento, artigo científico e seminário.

    Dissertativo-argumentativo > consiste numa opinião que tenta convencer o leitor de que a razão está do lado de quem escreveu o texto.

    Texto Injuntivo > tem a finalidade a instrução e orientação do leitor. Além de fornecer uma informação, eles instigam a ação do leitor. Os textos injuntivos se caracterizam por utilizar verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito.

    exemplos: manuais de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos e leis.

    texto preditivo > texto baseado em questões futurísticas , com previsões. texto de cunho astrológico, premunitivo.

  • ERRADO! O texto é predominantemente INJUNTIVO.

  • ERRADO.

    Pois um texto descritivo deve ser imparcial, jã no texto em questão, o autor da diversas opiniões sobre a temática abordada.

    • textos escritos ou orais sem opiniões do autor;
    • uso de uma linguagem clara e direta;
    • produções textuais informativas e objetivas, sem juízo de valor;
    • uso de informações, dados e referências para expor o tema;
    • recorre à conceituação e definição para explicar os temas;
    • utiliza comparações e enumerações para facilitar o entendimento.

  • ERRADO.

    O texto é predominantemente narrativo, havendo estruturas injuntivas. 

  • É predominante Injuntivo

  • Gabarito: ERRADO.

    O texto é predominantemente injuntivo, haja vista, sobretudo, as orações no modo imperativo.

    Características principais do texto injuntivo:

    • Frases curtas e objetivas, com verbos de comando, com tom imperativo;
    • O uso do futuro do presente (10 mandamentos bíblicos e leis diversas).
    • Essas características são encontradas em vários gêneros textuais, como horóscopos, receitas de bolo, discursos de autoridades, manual de instruções, livros de autoajuda, leis etc.
    • Marcas de interlocução: vocativo, verbos e pronomes de 2ª pessoa ou 1ª pessoa do plural, perguntas reflexivas etc.

    Fonte: A Gramática para Concursos, Fernando Pestana.

  • de acordo com a CEBRASPE o texto é INJUNTIVO

    Texto descritivo > Assemelha-se ao retrato, procura transmitir basicamente a imagem que se tem de um ser, mediante a percepção dos cinco sentidos: tato, gustação, olfato, visão e audição.

    Texto narrativo > É a forma de composição que consiste no relato de um fato real ou imaginário. Este tipo de texto compõe-se de apresentação, enredo, clímax, e desfecho ; e os elementos centrais são as personagens, as ações, ideias e sequência cronológica e/ou temporal.

    verbos no pretérito.

    Texto dissertativo > É a forma de composição que consiste num posicionamento acerca de dado assunto.

    Dissertativo-expositivo> consiste numa apresentação, explicação, sem o propósito de convencer o leitor.

    Exemplos: reportagem, resumo, fichamento, artigo científico e seminário.

    Dissertativo-argumentativo > consiste numa opinião que tenta convencer o leitor de que a razão está do lado de quem escreveu o texto.

    Texto Injuntivo > tem a finalidade a instrução e orientação do leitor. Além de fornecer uma informação, eles instigam a ação do leitor. Os textos injuntivos se caracterizam por utilizar verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito.

    exemplos: manuais de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos e leis.

    texto preditivo > texto baseado em questões futurísticas , com previsões. texto de cunho astrológico, premunitivo.

  • ERRADO

    O texto é predominantemente injuntivo conforme se observa pela presença de verbos no imperativo, o que é uma característica desse tipo textual.

  • texto está mais para Injuntivo=ordem

    APROVADO EM CONCURSO EM 2021

    LOUVADO SEJA DEUS!

  • Injunção

    Diz respeito a instruções. Isso quer dizer que são

    textos que nos guiam e nos instruem para completar uma tarefa, seja por meio de

    um manual ou uma receita, por exemplo. Há duas formas: o instrucional, que é

    apenas uma sugestão de como você pode fazer tal coisa; e a prescrição, que enaltece

    uma norma, uma regra, como no caso da bula de remédios ou uma receita.

  • Exposição: Apresenta um conceito, ideia, ou informação. Gêneros textuais expositivos: palestras, entrevistas, seminários, verbetes de dicionários. 

    Narração: Conta uma história incluindo tempo, espaço e personagens envolvidos. Gêneros textuais narrativos: crônicas, contos, romances, fábulas, novelas

    Injunção: Ensina ou instrui sobre algo com o objetivo de levar a uma ação. Gêneros textuais injuntivos: manuais de instruções, bulas de remédios, receitas culinárias, regulamentos.

    [...] largue tudo de repente sob os olhares à sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, um largo ciao ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, surpreenda pouco mais tarde [...]. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quart [...]. Nada de grandes lances. Desça, sem press [...]. Passe por eles calado, circule pela casa toda [...], e se achegue depois, [...] . Largue-se nela como quem se larga na vida, e fundo nesse mergulho: cerre as abas da rede sobre os olhos e, com um impulso do pé (já não importa em que apoio), goze a fantasia de se sentir embalado pelo mundo.

    No texto vemos muitos verbos no imperativo, indicando ordem/instrução, uma característica da injunção. Mas no próprio enunciado diz que o texto é um conto, gênero textual narrativo.

    Contudo, vemos que o texto definitivamente não é expositivo, portanto:

    Gabarito: Errado

    Mapa mental sobre tipologia textual: https://www.passeidireto.com/arquivo/101276192/mapa-mental-tipologia-e-genero-textual

  • Verbos no imperativo = Texto Injuntivo

  • Este texto é predominantemente narrativo, contendo estruturas injuntivas. 

  • NÃO É INJUNTIVO...

  • Gabarito: E

    A fonte do texto já dá a resposta! " Os cem melhores contos brasileiros do século"

    Contos = Narrativo!

  • ERRADO, MOTIVO: É tudo, menos expositivo. No texto vemos a predominância de dois gêneros: injuntivo e narrativo.
  • Gabarito: Errado.

    Está errada, porque o texto e essencialmente Injuntivo e não expositivo.

    Injuntivo (institucional):

    1-    instrui ao leitor a agir de uma determinada maneira, como, por exemplo: manuais, leis, regulamentos, tutoriais, receitas e bulas;

    2-    ensina procedimentos;

    3-    regras;

    4-    instruções.

    Bons Estudos!

  • Esse texto é meramente injuntivo.

  • PARA REVISÃO PESSOAL

    ERRADO, trata-se de um texto injuntivo.

    Diferença:

    Texto expositivo → apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição, a enumeração de suas características. 

    Texto Injuntivo  visa a dar instruções, ordens, avisos, conselhos, fazer advertências...

    197

  • Pela quantidade de verbos no imperativo dentro do texto chega-se à conclusão que predonima nesse texto a tipologia injuntiva.