SóProvas


ID
5393206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares à sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo ciao ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como-se retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pelo, mas sem ferir o pudor (o seu pudor, bem entendido), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento. Feito um banhista incerto, assoma depois com sua nudez no trampolim do patamar e avance dois passos como se fosse beirar um salto, silenciando de vez, embaixo, o surto abafado dos comentários. Nada de grandes lances. Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada. Passe por eles calado, circule pela casa toda como se andasse numa praia deserta (mas sempre com a mesma cara de louco ainda não precipitado), e se achegue depois, com cuidado e ternura, junto à rede languidamente envergada entre plantas lá no terraço. Largue-se nela como quem se larga na vida, e vá fundo nesse mergulho: cerre as abas da rede sobre os olhos e, com um impulso do pé (já não importa em que apoio), goze a fantasia de se sentir embalado pelo mundo.

Raduan Nassar. Aí pelas três da tarde. In: Ítalo Moriconi (Org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 (com adaptações). 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir. 

O texto envolve um único personagem, que subverte a sua lógica de hábitos cotidianos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Não é possível inferir do trecho apresentado que há um personagem específico. Além disso, todas as ações relativas a hábitos cotidianos estão no modo imperativo, ou seja, são propostas ou sugestões do autor, e não ações concretizadas, portanto não é correto afirmar que ocorre uma subversão da lógica dos hábitos cotidianos mencionados no texto.

  • Não há um único personagem no texto, pois é possível observar com a leitura que existe na casa alguns familiares, mesmo que estes não sejam mencionados diretamente.

    Ainda tenho fé!

  • não existe um personagem, mas, sim a descrição de um tipo de personagem, de atos que na verdade, são expressos como um guia que deveria ser seguido pelo personagem, partindo da vontade do narrador, que fosse feito pelo personagem!

  • ....esta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom senso do mundo,...

    Não é possível inferir do trecho apresentado que há um personagem específico.

  • Não há indício no texto suficiente para essa afirmação.

    DEUS VAI FAZER ACONTECER

  • ERRADO

    "onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom senso do mundo"

    "sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada"

  • Meu DEUS, que texto ridículo sem sentido. O cara que criou um texto desse, não passa em psicotécnico, não namora, não passa em concurso, se eu lesse um texto desse pra " DILMINHA" só ela sabia explicar com maestria.

  • Eu me imaginando fazendo tudo q ele manda kkkkkkkkkk tô quase surtada mesmokkk

  • Um dos 100 melhores contos? como assim?

    Se os melhores está assim, Fico imaginando os piores @_@

  • Há um personagem que se supõe na leitura ser o protagonista, porém ele não está sozinho, há pessoas nas quais ele vai deixá-las atônitas ao passar.

  • ERRADO!

  • Apesar do texto ser um tanto LOUCO, rsr. Dá pra perceber que há mais de um personagem. Pois as pessoas "olham pra ele".

  • Subversão sobre o cotidiano seria uma revolta a respeito deste. Aparentemente parece ser mais um guia de sobrevivência do que uma crítica.

  • Há inclusive o próprio leitor como personagem do texto.

  • Se sou eu quem escrevo um texto desse me chamariam de LOUCA kkkk

  • Que o senhor nosso Deus possa nos abençoar a cada dia nessa luta diária. Amém.

  • errado

    ''invejaveis escreventes''

    seriam mais de um sujeito indeterminado, pois nao sabemos quem sao esses caras

    aprovado em concurso em 2021. Glória a Deus

  • "O texto envolve um único personagem, que subverte a sua lógica de hábitos cotidianos."

    Há mais de um personagem. Por exemplo: "as pessoas que cobrem a boca". Outro exemplo: o texto é marcado por vários verbos no imperativo, ou seja, alguém dá uma ordem a alguém; sintetizando: há várias formas de se perceber que tem mais de um personagem.

  • Escreventes

    Familiares

    Homem moderno

    Então não tem apenas um personagem

  • Os cem melhores contos brasileiros do século.

  • QUESTÃO: O texto envolve um único personagem, que subverte a sua lógica de hábitos cotidianos. ERRADA.  

    Está errada por não envolver um único personagem, e sim, tem outro personagem que é o leitor que faz parte da cena.

    Bons Estudos!

  • ERRADO.

    Não é possível inferir do trecho apresentado que há um personagem específico. Além disso, todas as ações relativas a hábitos cotidianos estão no modo imperativo, ou seja, são propostas ou sugestões do autor, e não ações concretizadas, portanto não é correto afirmar que ocorre uma subversão da lógica dos hábitos cotidianos mencionados no texto.