SóProvas


ID
5393209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares à sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo ciao ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como-se retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pelo, mas sem ferir o pudor (o seu pudor, bem entendido), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento. Feito um banhista incerto, assoma depois com sua nudez no trampolim do patamar e avance dois passos como se fosse beirar um salto, silenciando de vez, embaixo, o surto abafado dos comentários. Nada de grandes lances. Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada. Passe por eles calado, circule pela casa toda como se andasse numa praia deserta (mas sempre com a mesma cara de louco ainda não precipitado), e se achegue depois, com cuidado e ternura, junto à rede languidamente envergada entre plantas lá no terraço. Largue-se nela como quem se larga na vida, e vá fundo nesse mergulho: cerre as abas da rede sobre os olhos e, com um impulso do pé (já não importa em que apoio), goze a fantasia de se sentir embalado pelo mundo.

Raduan Nassar. Aí pelas três da tarde. In: Ítalo Moriconi (Org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 (com adaptações). 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir. 

O texto apresenta uma espécie de roteiro cujo conhecimento é necessário para que o interlocutor da voz da narrativa aja com inteira liberdade e por conta própria.

Alternativas
Comentários
  • E

    O texto apresenta uma espécie de roteiro cujo conhecimento é necessário para que o interlocutor da voz da narrativa aja com inteira liberdade e por conta própria.

    comentario: Não é possivel deduzir no texto que interlocutor tem liberdade.

  • ERRADO.

    Há uma espécie de roteiro, o qual se torna visível por meio do uso do modo imperativo, cujos vocábulos usados encorajam, estimulam o leitor a seguir uma lógica determinada pela voz da narrativa. Desse modo, não é possível afirmar que o interlocutor pode agir com inteira liberdade e por conta própria.

  • Realmente faz sentido o que o Luiz Henrique falou.

    Se é imperativo, ou seja, se é uma ordem (compulsório), não pode ser por conta própria, não há liberdade.

  • NÃO SE OBSERVA ISSO, induz ao erro caso o concursando não relacione o interlocutor para o locutor.. que foi o que o coração espinhudo do examinador tentou fazer e acabou pegando alguns pelo pé!

  • ERRADO

    O texto apresenta que não há liberdade e não é por conta própria.

    Dica: confie no seu conhecimento, você sabe fazer, tente mais uma vez...

    DEUS VAI FAZER ACONTECER

  • ERRADO

    O texto injuntivo no modo imperativo resulta em seguir uma ordem é incoerente dizer que o personagem do texto tem liberdade

    Deixo abaixo um esquema que ajuda e muito neste tipo de questão:

    1) Texto Narrativo: O autor quer contar uma história, verbos no PASSADO (Ex: Hoje pela manhã, vesti roupa de frio);

    2) Texto Descritivo: Conta uma história mais detalhada, (Ex: Hoje pela manhã, estava chovendo. Tive que vesti roupa de frio, aquela preta com listras cinza sem botão);

    3) Texto Dissertativo: Fala sobre um assunto; verbos no PRESENTE.

    • Dissertativo Informativo/Expositivo: Informa algum assunto ao leitor;
    • Dissertativo Argumentativo: O autor expõem sua opinião;

    4) Texto Injuntivo: São aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. É o tipo de texto que leva o leitor a mais que uma simples informação. Instrui o leitor!

  • CESPE OLHA PARA O DIABO E DA RISADA, SABENDO QUEM É MAIS DIABOLICO.

  • se é imperativo tem roteiro. Logo, n pode agir com inteira liberdade e por conta própria.

  • errado. fazendo cara de louco e deixando a família sem entender nada, obvio não há roteiro. explicação rasteira mas acertei.

  • Gabarito: Errado.

    É um texto injuntivo com verbos no modo imperativo os quais portanto ordenam o interlocutor a fazer determinada ação.

  • Esse é o tipico texto que "bagunça" a alma de qualquer um.

  • GAB: ERRADO. Se a lógica do texto é imperativa, obviamente o interlocutor não pode agir com liberdade, muito menos por conta própria.

  • Primeira parte pergunta correta, segunda (livre) errada.

  • ERRADO.

    A partir da existência do roteiro, o interlocutor passa a agir em conformidade com esse roteiro. Não há, então, a ideia de que esse personagem (o interlocutor) aja com “inteira liberdade e por conta própria”. 

    Fonte: Gran Cursos.

  • GABARITO ERRADO

    Errei essa questão, mas ao reler o texto identifiquei este trecho do texto:

    "[...] Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto [...]"

    Isso significa que não se age com inteira liberdade, pois há algumas limitações na voz do narrador.

  • Prova do the mônio.

  • O Interlocutor é o "personagem" que o narrador instrui.

  • Matei a questão quando li a palavra necessário.

    O sucesso é o acúmulo de pequenos esforços, repetidos dia a dia.

  • Se há um roteiro a seguir, não há que se falar em agir por conta própria!

  • QUESTÃO: O texto apresenta uma espécie de roteiro cujo conhecimento é necessário para que o interlocutor da voz da narrativa aja com inteira liberdade e por conta própria. ERRADA.  

    COMENTÁRIO:

    #  observem que se a pessoa vai seguir um roteiro, então ela não vai seguir por conta própria, e sim vai seguir um passo a passo, por isso, a questão está errada.

    Bons Estudos!

  • QUE QUESTÕES SEM SENTIDO MDS

  • ERRADO.

    Há uma espécie de roteiro, o qual se torna visível por meio do uso do modo imperativo, cujos vocábulos usados encorajam, estimulam o leitor a seguir uma lógica determinada pela voz da narrativa. Desse modo, não é possível afirmar que o interlocutor pode agir com inteira liberdade e por conta própria.