SóProvas


ID
5393227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares à sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo ciao ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como-se retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pelo, mas sem ferir o pudor (o seu pudor, bem entendido), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento. Feito um banhista incerto, assoma depois com sua nudez no trampolim do patamar e avance dois passos como se fosse beirar um salto, silenciando de vez, embaixo, o surto abafado dos comentários. Nada de grandes lances. Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada. Passe por eles calado, circule pela casa toda como se andasse numa praia deserta (mas sempre com a mesma cara de louco ainda não precipitado), e se achegue depois, com cuidado e ternura, junto à rede languidamente envergada entre plantas lá no terraço. Largue-se nela como quem se larga na vida, e vá fundo nesse mergulho: cerre as abas da rede sobre os olhos e, com um impulso do pé (já não importa em que apoio), goze a fantasia de se sentir embalado pelo mundo.

Raduan Nassar. Aí pelas três da tarde. In: Ítalo Moriconi (Org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 (com adaptações). 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir. 

No trecho “largue tudo de repente sob os olhares à sua volta”, o uso do acento indicativo de crase é facultativo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO - Uso do acento grave antes do pronome possessivo "sua" facultativo.

    CRASE FACULTATIVA se dá em três casos:

    ATÉ SUA MARIA

    • 1 - Após a preposição até

    Ex: Fui até a secretaria / Fui até à secretaria

    • 2 - Diante de pronomes possessivos femininos no singular (sua, minha, nossa)

    Ex: Referi-me a sua professora / Referi-me à sua professora

    • 3 - Antes de nomes próprios femininos

    Ex: Entregarei tudo a Maria / Entregarei tudo à Maria

    Não se usa crase antes dos pronomes demonstrativos esta/este/isto e essa/esse/isso.

    Antes de "cujo" e "quem" crase não tem neném! by Professor Alexandre Soares

    A vírgula é obrigatória para orações coordenadas adversativas.

    ex: Faz frio, mas não nevou.

    peculiaridades do Cespe ao utilizar o "mas".

    *O mas não desloca na frase.

    EX: Estudo, não aprendo, mas

    *O mas não aceita virgula após ele (salvo quando termo explicativo)

    EX: estudo muito, mas, hoje em dia, aprendo pouco

    1) Se na frase tem (às + PluralNÃO pode suprimir a crase!

    (CESPE/CODEVASF/2021) O emprego do sinal indicativo de crase no trecho “de caráter suplementar às chuvas”, no terceiro parágrafo, é facultativo; portanto, a supressão desse sinal não prejudicaria a correção gramatical do trecho.(ERRADO)

    (CESPE/ANM/2021) No trecho “devido às dificuldades” (segundo parágrafo), a supressão do acento indicativo de crase em “às” manteria a correção gramatical do texto.(ERRADO)

    (CESPE/TCE-AC/2009) Preservam-se a coerência da argumentação bem como a correção gramatical do texto ao se retirar o sinal indicativo da crase em "entende-se às relações" (L.11), generalizando o termo.(ERRADO)

    (CESPE/TJ-AL/2012) Sendo o emprego do plural em “regras” suficiente para garantir a interpretação genérica desse nome, a supressão do sinal indicativo de crase, em “às regramorais” (L.9), não causaria prejuízo à correção gramatical do texto.(ERRADO)

    (CESPE/TRF 1ª/2017) A supressão do sinal indicativo de crase em “às crianças” (no trecho: considerados nocivos às crianças) comprometeria a correção gramatical do texto.(CERTO)

    Justificativa:

    (CESPE/SESA-ES/2013) O emprego do sinal indicativo de crase em “notificado às autoridades” (l.18-19) justifica-se porque “notificado” exige complemento antecedido pela preposição “a” e “autoridades” admite artigo definido feminino plural.(CERTO)

    2) Se na frase tem (às + Plural) e propor trocar o “às” pôr “a” ficará correto! (vice-versa):

    (CESPE/MDS/2009) Se "às", em "às doações" (L.14), fosse substituído por a, a correção gramatical do período seria prejudicada.(ERRADO)

  • Gabarito da "Entidade suprema que nunca erra" :CERTO

    A crase facultativa de pronome possesivo (sua, minha, nossa) ocorre se houver termo regente, porém na questão “à sua volta” é locução adjetiva com núcleo feminino. A crase, então, é obrigatória

    Aguardando o resultado do recurso. (POSSÍVEL SER NEGADO)

    Qualquer erro me avise.

    Fonte: Gran cursos

  • GABARITO CERTO.

    Uso facultativo da crase ocorre nas seguintes situações: Pronome Feminino no singular/ Pronome possessivo feminino no singular/ depois da preposição até.

    ------------------------------------------

    Antes de pronome possessivo feminino singular;

    Exemplo: Dirija-se à(a) sua fazenda.

    Observação:

    No caso de os pronomes possessivos vierem no plural à crase é obrigatória.

    Exemplo:

    Não obedeço à sua coordenadora. (com preposição “a” e com o artigo “a”)  [facultativo]

    Não obedeço a suas coordenadoras. (com preposição “a”, mas sem o artigo as) [Errada]

    Não obedeço às suas coordenadoras. (com preposição “a” e com o artigo “as”).[obrigatório]

    DICA!

    --- > Nesse caso em tela quando o nome vem no plural terá que vim sempre especificado a palavra, por isso o caso de crase é obrigatório.

  • Gabarito: correto

    A seguinte dúvida foi-me enviada pelo colega Pedro Henrique:

    "Professor, nesta questão, a crase não seria obrigatória por termos locução adverbial locativa?"

    Não! O uso da crase, embora a maior parte dos alunos prefira decorar mnemônicos ou formulas mirabolantes, é simples e deve ser melhor explorado para evitar possíveis equívocos.

    “...largue tudo de repente sob os olhares à sua volta”

    A crase, em sua ocorrência mais comum, é a simples aglutinação de preposição + artigo definido feminino. Nas locuções adverbiais fala-se em obrigatoriedade para evitar uma possível confusão de sentido. Na verdade, quando falamos de locuções adverbiais, o que torna-se obrigatório é o uso de artigo definido.

    "Paguei à vista."

    Não fosse a presença do artigo definido aglutinando-se à preposição, teríamos, com certeza, interpretações equivocadas do exemplo acima, que acreditariam estar diante de artigo definido, e não de preposição, como em "paguei o boleto".

    Ocorre que, quando possuímos pronome possesivo anteposto ao substantivo, este faz as vezes de determinador, tornando a presença de artigo dispensável e até mesmo evitável.

    • "Lavei pratos." - Sem a anteposição de artigo, o termo substantivo fica indeterminado. Podem ser quaisquer pratos.

    • "Lavei os pratos." - A presença de artigo determina o substantivo. Sabemos exatamente de quais pratos falamos.

    • "Lavei (os) meus pratos." - A presença de pronome possesivo serve como determinador do substantivo, não sendo necessária a anteposição de artigo. O substantivo está determinado com ou sem o artigo.

    O que o aluno precisa compreender é que, se o pronome possesivo faz a função de determinante, é desnecessária a anteposição de artigo com a mesma função, dai a facultatividade da marcação de crase.

    No caso em tela, independente da natureza sintática da passagem, presente o pronome possesivo relacionando-se com o substantivo, facultativa é a crase.

  • Gabarito: Certo.

    CRASE Facultativa (ATÉ A SUA POSSE DONA MARIA)

    1. Após  ATÉ: Fui até à praia.

    2. Diante de pronome Possessivo Feminino/Singular (SUA): à NOSSA, à MINHA; Cedi o lugar à minha avó.

    ---> Às suas> OBRIGATÓRIA

    3. Pronomes de Tratamento = DONA, SENHORA e SENHORITAInformei o ocorrido à senhora.

    4. Diante de nomes próprios femininos (MARIA): Entreguei o cartão à Maria.

    Antes de "cujo" e "quem" crase não tem

  • Gab c! crase facultativa antes de pronome feminino possessivo

    bem vindo à/a sua escola. (minha, sua, nossa)

    Facultativa antes de nome feminino próprio: dei o presente a Ana. / Dei o presente à Ana.

    (isso acontece porque não é necessário usar preposição, mas pode! Dei o presente PARA Ana, ou dei o presente PARA A Ana.

  • O caso de crase facultativa que a cespe mais gosta é o do pronome possessivo feminino, gab C

  • Gabarito: Certo

    Principais Regras de Crase (à) com base nas questões que já respondi:

    Obrigatório: Verbo (pedindo a preposição “a) + a (à) + Palavra Feminina no Singular; Horas especificadas (substituir por ao meio dia e ver se tem sentido); Locuções adverbiais femininas (às vezes, à direita, à esquerda etc); Mudança de sentido ao colocar a crase, criando uma circunstância.

    Facultativo (Só tem 3 casos, mas esse é o que mais cai): Pronome Possessivo Feminino no Singular na oração (Minha, sua, nossa, tua, vossa) na oração.

    Proibitivo: Palavras masculinos; Uso de verbos; Diante de Pronomes (que, a ela, a ele, nosso, alguém, nenhum etc); Palavras repetidas (Ex: dia-a-dia); Verbo (pedindo a preposição “a”) + a + Palavra Feminina no Plural. 

    DICA DE PARALELISMO: tia DEA não usa crase (Ex: De 8:00 as 10:00) e tio DAAn usa crase (Ex: Das 8:00 às 10:00).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Facultativo -> ATÉ SUA MARIA.

    Após Preposição até -> Ex: Fui até à/a cidade.

    Sua -> Pronomes possessivos. EX: Levei Flores à/a sua mãe.

    CUIDADO: às suas maneiras -> crase obrigatória

    OS DEZ MANDAMENTOS DA CRASE

     1. Diante de pronome, crase passa fome!

     2. Diante de Masculino, crase é pepino!

     3. Diante de ação, crase é marcação!

    4. Palavras repetidas: crases proibidas!

    5. Diante de numeral, crase faz mal!

    6. Quando houver hora, crase sem demora!

    7. Palavra determinada, crase liberada!

    8. Vou a, volto dá = crase há / vou a, volto de = crase para quê?

     9. “A” no singular, palavra no plural: crase nem a p@u!

    10. Palavra indefinida, crase tá f0dida!

  • Gabarito CERTO

    Crase facultativa antes de PRONOMES POSSESSIVOS FEMININOS :

    • Minha
    • Sua
    • Tua
  • Facultativo nos pronomes possessivos femininos. Há ainda a possibilidade de trocarmos a frase: ´´a sua volta´´ por: ao seu redor e verificarmos tanto a possibilidade de uso do: ´´ao´´ quanto de ´´a´´ desta maneira tornando facultativo o uso do acento grave

  • Crase facultativa ocorre diante dos pronomes femininos "minha, sua, tua"; diante de nomes de mulhers não especificadas; e depois da palavra até quando indicar movimento. Exemplos:

     

    Eu me referi à sua mãe (facultativa)

    Eu me referi à Joana (facultativa - Joana não está especificada)

    Eu me referi à Joana do seu Zé (obrigatória - Joana está especificada)

    Todos os alunos foram até à escola (facultativa)

  • CESPE É VOCÊ MESMO?

    GABARITO CERTO

    CRASE É FACULTATIVA;

    PRONOMES POSSESSIVOS= SUA, TUA, NOSSA, MINHA

    COM A PALAVRA ATÉ

    NOMES FEMININOS DE PESSOAS= MARIA, ANA,ETC...

  • Crase facultativa:

    até sua maria

  • Facultativa, diante de:

    Pronomes possessivos feminino no singular: minha, sua, tua, nossa e vossa;

    Nome de mulheres não especificada;

    Da palavra "até" no sentindo de movimento.

  • GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

    COMENTÁRIO: o acento indicativo de crase só é facultativo se houver termo regente (conforme nos ensina Amini Boainain Hauy em sua Gramática da Língua Portuguesa). No trecho em análise, a expressão “à sua volta” é locução adjetiva com núcleo feminino. A crase, então, é obrigatória. 

    -Gran cursos

  • Gabarito: certo

    Q354587

    O emprego do sinal indicativo de crase na expressão “às suas mais difíceis demonstrações” (l.2-3) é facultativo. (ERRADO)

    Justificativa:

    Crase facultativa: pronomes possessivos feminino no singular: minha, sua, tua, nossa e vossa.

    Bons estudos.

  • Nome de mulher , pronome possessivo , até, crase facultativa
  • CERTO - Uso do acento grave antes do pronome possessivo "sua" facultativo.

    CRASE FACULTATIVA se dá em três casos:

    ATÉ SUA MARIA

    • 1 - Após a preposição até

    Ex: Fui até a secretaria / Fui até à secretaria

    • 2 - Diante de pronomes possessivos femininos no singular (sua, minha, nossa)

    Ex: Referi-me a sua professora / Referi-me à sua professora

    • 3 - Antes de nomes próprios femininos

    Ex: Entregarei tudo a Maria / Entregarei tudo à Maria

    Não se usa crase antes dos pronomes demonstrativos esta/este/isto e essa/esse/isso.

    Antes de "cujo" e "quem" crase não tem neném! by Professor Alexandre Soares

    A vírgula é obrigatória para orações coordenadas adversativas.

    ex: Faz frio, mas não nevou.

    peculiaridades do Cespe ao utilizar o "mas".

    *O mas não desloca na frase.

    EX: Estudo, não aprendo, mas

    *O mas não aceita virgula após ele (salvo quando termo explicativo)

    EX: estudo muito, mas, hoje em dia, aprendo pouco

    1) Se na frase tem (às + PluralNÃO pode suprimir a crase!

    (CESPE/CODEVASF/2021) O emprego do sinal indicativo de crase no trecho “de caráter suplementar às chuvas”, no terceiro parágrafo, é facultativo; portanto, a supressão desse sinal não prejudicaria a correção gramatical do trecho.(ERRADO)

    (CESPE/ANM/2021) No trecho “devido às dificuldades” (segundo parágrafo), a supressão do acento indicativo de crase em “às” manteria a correção gramatical do texto.(ERRADO)

    (CESPE/TCE-AC/2009) Preservam-se a coerência da argumentação bem como a correção gramatical do texto ao se retirar o sinal indicativo da crase em "entende-se às relações" (L.11), generalizando o termo.(ERRADO)

    (CESPE/TJ-AL/2012) Sendo o emprego do plural em “regras” suficiente para garantir a interpretação genérica desse nome, a supressão do sinal indicativo de crase, em “às regramorais” (L.9), não causaria prejuízo à correção gramatical do texto.(ERRADO)

    (CESPE/TRF 1ª/2017) A supressão do sinal indicativo de crase em “às crianças” (no trecho: considerados nocivos às crianças) comprometeria a correção gramatical do texto.(CERTO)

    Justificativa:

    (CESPE/SESA-ES/2013) O emprego do sinal indicativo de crase em “notificado às autoridades” (l.18-19) justifica-se porque “notificado” exige complemento antecedido pela preposição “a” e “autoridades” admite artigo definido feminino plural.(CERTO)

    2) Se na frase tem (às + Plural) e propor trocar o “às” pôr “a” ficará correto! (vice-versa):

    (CESPE/MDS/2009) Se "às", em "às doações" (L.14), fosse substituído por a, a correção gramatical do período seria prejudicada.(ERRADO)

  • ATÉ SUA MARIA jamais falhará KKKKKKKK

  • CRASE

    A crase só é facultativa em 3 casos (decore!):

    ATÉ SUA MARIA

    1) Após a preposição ATÉ

    2) Antes de pronome possessivo adjetivo no singular

    OBS: Em caso de pronome possessivo substantivo ou pronome possessivo no plural a crase é OBRIGATÓRIA!

    3) Antes de nome próprio feminino.

    Bons estudos!

  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • GABARITO: CERTO

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoal

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita

  • Posso passar MIL ANOS estudando português, mas as questões de crase sempre erro, pense num desgraça.

  • Eai concurseiro!?

    Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?

    Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

    Link do site:  https://go.hotmart.com/D49209586D

  • Perdendo meu tempo... a noite inteiraaa

  • GABARITO:CORRETO

  • Via de regra, CRASE optativa se dá em três casos: ATÉ SUA MARIA

    • 1 - Após a preposição até

    Ex: Fui até a secretaria / Fui até à secretaria

    • 2 - Diante de pronomes possessivos femininos no singular (sua, minha, nossa)

    Ex: Referi-me a sua professora / Referi-me à sua professora

    • 3 - Antes de nomes próprios femininos

    Ex: Entregarei tudo a Maria / Entregarei tudo à Maria

    certo

  • ATENÇÃO!!! # O uso de crase antes de pronomes possessivos no plural é obrigatório.

    (CESPE/SEGESP-AL/2013) O emprego do sinal indicativo de crase na expressão “às suas mais difíceis demonstrações” (l.2-3) é facultativo.(ERRADO)

    (CESPE/MPE-PI/2018) É OBRIGATÓRIO o sinal indicativo de crase empregado em “às suas peregrinações” (l.11), de maneira que sua supressão acarretaria incorreção gramatical no texto. (CERTO)

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I – CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina; 2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s)); 3→ Entre expressões c/ palavras repetidas 4→ Antes de verbos; 5→ Prep. + Palavra plural; 6→ Antes de numeral cardinal (*horas); 7→ Nome feminino completo; 8→ Antes de Prep. (*Até); 9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito; 11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado); 12→ Antes pronome pessoal; 13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra); 14→ Antes pronome indefinido; 15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II – CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase; 2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a); 4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase; b) Neutro – S/ Crase; c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo;6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa); 7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina; 2→ Após Até; 3→ Antes de nome feminino s/ especificado

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”; 2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo; 3→ Loc. Adverbiais Feminina; 4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

  • GABARITO: CERTO

    É facultativo o uso de crase diante de pronomes possesivos

  • A crase é facultativa antes de pronome possessivo feminino no singular.

  • Gabarito''Certo''.

     No trecho destacado do texto, o acento grave sinaliza a contração A (preposição) + A (artigo). Se eliminarmos o acento grave, estaremos apenas retirando o artigo "A", que é opcional. Assim, o uso do acento grave é facultativo. Item CERTO.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • Caramba eu fico até tímido com essa galera dos comentários, ter todo esse trabalho pra não só justificar a alternativa como também fazer um mini resumo da matéria é digo de aplausos e agradecimentos

  • Vi alguns cometarios equivocados

    Nem sempre e facultativo a crase antes de pronome possesivo, ha casos que e obrigatorio o uso

    ex Queria coloniza-la à sua propia maneira. Locução adverbial de modo - a maneira de. Crase obrigatoria

  • Olhares a sua volta (preposição)

    Olhares à sua volta (artigo+preposição)

    Olhares a seu redor (preposição)

    Crase facultativa

    GAB: CERTO

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Casos de crase facultativa

    • Antes de nome próprio: EX: Maria
    • Até a
    • Antes de possessivos adjetivos: EX: Minha

    Para decorar melhor: ATÉ A MINHA MARIA

  • BIZUS DE QUESTÕES SOBRE CRASE:

    1) As palavras indicadas na assertiva e que são retiradas do texto SEMPRE estarão corretas em relação a indicação da crase.

    Nesse sentido, a ideia é: memorizar o uso facultativo da crase = Pronomes possessivos femininos, nomes próprios femininos e locução prepositiva "até à". DECORE: ATÉ (regra da locução) SUA (regra pronome possessivo) MARIA (nome próprio feminino) = ATÉ SUA MARIA.

     

    Exceção: Quando a assertiva destacar que a substituição de "às" por "a" altera a correção gramatical.

    REGRA DE PALAVRAS FEMININAS NO PLURAL E QUE SÃO INDEFINIDAS = NÃO OCORRE CRASE!

    EX.: Maria tem aversão a [preposição] festas.

    Maria tem aversão às [preposição + artigo] festas.

    (CESPE/MDS/2009) Se "às", em "às doações" (L.14), fosse substituído por a, a correção gramatical do período seria prejudicada.(ERRADO)

    2) Transitividade do VERBO

    Verbo transitivo direto (VTD) = NÃO ADMITE PREPOSIÇÃO, portanto, não ocorre crase.

  • Lembrem que a facultatividade é no singular --> no plural a crase seria obrigatória.

  • bizu p aprender crase:

    • papira quando NÃO se deve usar
    • uso facultativo da crase - até, sua (pronome possessivo feminino), maria (nome proprio de feminino)
  • (SUA) pronome possessivo feminino

    crase é facultativo

  • famoso até sua maria [PROXIMO !]

  • GUARDEM ISSO, UMA PEQUENA CONTRUBUIÇÃO. SE O PRONOME POSSESSIVO FEMININO TIVESSE NO PLURAL "ÀS SUAS" A CRASE SERIA OBRIGATÓRIA.

  • CRASE FACULTATIVA

    1) Após a palavra ATÉ

    2) Antes nomes próprios FEMININOS

    3) Antes de pronomes POSSESSIVOS FEMININOS no SINGULAR (SUA/MINHA/NOSSA)

    • Fui a(à) sua casa.

    • Veio a(à) minha casa.

    • Vieste a(à) nossa casa.

    Lembrando que, se o possessivo feminino estiver no PLURAL a crase é OBRIGATÓRIA.

  • Essa é para não zerar kkk

  • Crase Facultativa: ATÉ a SUA POSSE DONA Maria 

    • Depois da preposição até; até a… 

    • Antes de Pronome possessivo feminino no singular (se for plural é obrigatória); 

    • Antes de pronome de DONA, SEHORA E SENHORITA; 

    • Antes dos nomes próprios femininos; 

    • A por ao = Crase nada mal. 

    *SEMPRE QUE O SUBSTANTIVO QUE VIER DEPOIS DA CRASE FOR ESPECIFICADO A CRASE É OBRIGATÓRIA.

    Crase Proibida:  

    • Proibida antes do verbo. 

    • Antes de cujo e quem crase não tem. 

    • Antes de palavras masculinas; 

    • Antes de verbos no infinitivo; (-ar, -er, -ir)  

    • Antes de nomes de cidades; 

    • Antes de pronomes (pessoais, demonstrativos, de tratamento, indefinidos e relativos); 

    • Antes de substantivos no plural; 

    Crase Obrigatória:  

    • Locução adverbial: à noite, às pressas, à meia-noite, às cinco da tarde 

    Observação:Antes de "cujo" e "quem" crase não tem; 

  • Antes de pronome possessivo a crase é facultativa.

  • Casos em que nunca ocorre crase (aprendo aqui no q concursos)

    x Antes de palavra masculina (pois antes de masculina não ocorre o artigo “a”, indicador do gênero feminino): pagamento a prazo; andar a cavalo; sal a gosto.

    x Antes de verbo (porque antes de verbo não ocorre artigo): O suspeito está disposto a ajudar.

    x Antes de pronomes em geral (porque antes deles, geralmente, não ocorre artigo): Ele disse a ela que não fará a viagem; Ele falou alguma coisa a você?

    x Antes de nome de cidade (porque antes de nomes de cidade não se emprega artigo): Você não vai a Natal?

    x Expressões formadas por palavras repetidas: Cara a cara; frente a frente; minuto a minuto.

    x “A” antes de palavras flexionadas no plural: Os dados coletados não se referem a populações indígenas.

    x Depois de preposições como para, perante, com e contra: O encontro foi marcado para as 18 h; A manifestação é contra a corrupção.

    Casos em que sempre ocorre a crase

    ? Locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo: Às vezes Mariana vai à escola de ônibus; O aluno fez a lição às pressas e entregou para a professora.

    ? Locuções prepositivas: Os médicos estão à espera do paciente à esquerda do corredor.

    ? Locuções conjuntivas (existem apenas duas locuções desse tipo): À medida que o tempo passa, o casal fica mais apaixonado; À proporção que os dias passavam, o medo crescia.

    Casos em que a crase é opcional

    → Antes de pronomes possessivos femininos minha, tua, nossa etc. (pois nesses casos o uso do artigo antes do pronome é opcional): Os presentes foram entregues à minha irmã ou Os presentes foram entregues a minha irmã.

    → Antes de nomes de mulheres (pois aqui o artigo é opcional): Felipe fez um pedido à Raquel ou Felipe fez um pedido a Raquel.

    → Depois da palavra até (se depois dela houver uma palavra feminina que admita artigo, a crase será opcional): Os amigos foram até à praça ou Os amigos foram até a praça.

    Por isso não tema, pois estou com você;

    não tenha medo, pois sou o seu Deus.

    Eu o fortalecerei e o ajudarei;

    eu o segurarei

    com a minha mão direita vitoriosa.

    Isaias 41.10

  • À SUA = FACULTATIVO

    ÁS SUAS = OBRIGATORIO

  • uma dica!

    Encontrou o pronome sua? já sabe que é facultativo ne, agora olhe se esta no plural a preposição e o pronome, caso estejam o uso da crase já não é mais facultativo e sim obrigatório.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras  e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

  • Casos de crase facultativa:

    • Antes de nomes femininos;
    • Diante de pronome possessivo feminino adjetivo no singular (minha, tua, sua, nossa, vossa);
    • Depois da preposição "até".
  • I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoal

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

  • De todas as questões de português dessa prova a unica que tive certeza, foi essa!

  • SUA pronome possessivo

  • CRASE FACULTATIVA

    Dado que a crase é facultativa devido a facultatividade da presença de artigo definido. Segue relação de situações em que a crase é facultativa:

    • Antes de antropônimo (nome de pessoa) feminino;
    • Antes de pronome possessivo adjetivo feminino:

    Dirija-se à(a) sua fazenda;

    Note a presença da preposição A; sem esta não é possível nem cogitar o emprego indicador de crase. Havendo a presença da preposição A e sendo o artigo definido feminino facultativo, a crase se torna facultativa.

    ► Segundo Bechara: HAVERÁ ARTIGO antes de PRONOME POSSESSIVO SUBSTANTIVO;

    ► Logo, havendo preposição solicitada por verbo ou nome, a crase será obrigatória antes de possessivos substantivos;

    ---

    Fonte: José Maria, Direção | Sintaxe - Parte 4 - Regência e Crase: Crase Facultativa: https://app.qconcursos.com/cursos/372/capitulos/143617

  • CRASE ► CASOS FACULTATIVOS

    • A crase é facultativa pois é facultativa a presença de artigo definido;

    • Situações em que é facultativo o emprego de crase:

    • Antes de ANTROPÔNIMO (nome de pessoa) feminino:

    ▬ Refiro-me à(a) Juliana;

    ▬ À(A) Mariana dedico muitas horas do meu dia;

    • Antes de pronome possessivo feminino:

    ▬ Dirija-se à(a) sua fazenda;

    ▬ Largue tudo de repente sob os olhares à(a) sua volta;

    ▬ Refiro-me à(a) nossa casa de veraneio;

    OBS: se o pronome possessivo substituir um substantivo: CRASE OBRIGATÓRIA!

    ▬ Refiro-me à(a) nossa casa de veraneio, e não à sua;

    • Caso da preposição "ATÉ":
    • Pode ou não ser acompanhada de preposição A:

    ▬ Dirija-se até à(a) porta;

    ▬ Vou até à(a) cidade mais distant para encontrá-lo;

    OBS: quando a expressão "até" tiver sentido de "inclusive" não ocorrerá crase!

    ▬ Para encontrá-lo vou a qualquer cidade, inclusive a mais distante;

    • Antes de certos topônimos (nomes próprios de lugares) - Inglaterra, Europa, França, Espanha, Ásia, Holanda:

    ▬ Fui à(a) França;

    ▬ Voltei à(a) Espanha para Estudar;

    ---

    Fonte:

    • Denise Carneiro, TEC; José Maria, QC;

  • CERTO ✔️, MOTIVO: "Até sua Maria" nunca falha. ---------------------------------------------------------------------------- CRASE FACULTATIVO: 1- Diante de "até". 2- Diante de pronome possessivo: seu, sua, meu, minha. 3- Diante de pronome pessoal: Maria, Pedro, João, Daniel.
  • Infelizmente errei, entendi o termo citado pela questão como uma locução adverbial. Sabe-se que as locuções adverbiais têm o uso da crase como obrigatório (se for L.Adv feminina).