SóProvas


ID
5393590
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Tupãssi - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


Quer empreender? Estes são os primeiros passos para abrir um negócio

Em entrevista exclusiva, subsecretária de empreendedorismo e pequenas e

médias empresas de São Paulo explica os primeiros passos começar um negócio

Por Juliana Américo


        Em 2020, o Brasil deve atingir o seu maior patamar de novos empreendedores. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), aproximadamente 25% da população adulta estará envolvida na abertura de um novo negócio ou em empresas com até 3 anos e meio de atividade.

        Parte destas novas empresas que estão surgindo são impulsionadas pela crise do coronavírus. Com 12, 7 milhões de pessoas desempregadas, de acordo com os dados de maio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o empreendedorismo se torna uma alternativa de renda.  

        No entanto, Jandaraci Araújo, subsecretaria de empreendedorismo e médias empresas do estado de São Paulo e primeira mulher a ocupar o cargo de diretora executiva na área de Finanças do Banco do Povo Paulista, lembra que empreender, principalmente em momentos de crise, demanda atenção. “Empreender nunca foi fácil e empreender no Brasil sempre foi algo complicado por causa da burocracia e dificuldades em abrir uma empresa. Hoje, a gente tem mais um obstáculo que é uma questão que independe de instituições, um elemento exógeno e que a gente tem que aprender a lidar”.

        Jandaraci nasceu na Bahia, mas se mudou para o Rio de Janeiro no final dos anos 90 para fugir de um relacionamento violento e podem dar mais oportunidades para as filhas. Apesar de, na época, ter formação tecnóloga de metalmecânica e administração, ela não conseguia emprego. A solução foi começar a vender salgados na porta de uma universidade. “Um professor que sempre comprava comigo um dia perguntou sobre minha história e conversamos. No dia seguinte, ele me deu seu cartão e pediu que procurasse uma de suas gerentes. Cinco dias depois, comecei a trabalhar na rede do Pão de Açúcar. Fiz minha carreira lá.” Ela também é a conselheira da Women in Leadership in Latin America (WILL), ONG voltada para o empoderamento feminino nas organizações, é voluntária no Grupo Mulheres do Brasil e coordena o programa Empreenda Rápido, que promove capacitação empreendedora, formalização e microcrédito. 

        A empreendedora ainda lembra que para um negócio ter sucesso, é preciso sim estar atento às tendências de mercado, mas também ser criativo. “Tem aquele grupo de empreendedores tipo o peixe rêmora, que sai seguindo os tubarões. Ele não constrói nada, porque toda hora está mudando o negócio para alguma coisa que está em alta”, explica.


Disponível em https://vocesa.abril.com.br/empreendedorismo

/dicas-para-quem-quer-comecar-a-empreender/

Assinale a alternativa incorreta de acordo com o texto.

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa INCORRETA. Vejamos:

     .

    A) A crise causada pelo coronavírus é também uma porta para novos negócios.

    Certo. Com o grande número de desempregos causados por causa do coronavírus, o empreendedorismo se tornou uma alternativa de renda. De acordo com o texto, "parte destas novas empresas que estão surgindo são impulsionadas pela crise do coronavírus".

     .

    B) Jandaraci é considerada um pessoa bem sucedida.

    Certo. De acordo com o texto, "Jandaraci Araújo é subsecretaria de empreendedorismo e médias empresas do estado de São Paulo e primeira mulher a ocupar o cargo de diretora executiva na área de Finanças do Banco do Povo Paulista". Além disso, "ela também é a conselheira da Women in Leadership in Latin America (WILL), ONG voltada para o empoderamento feminino nas organizações, é voluntária no Grupo Mulheres do Brasil e coordena o programa Empreenda Rápido, que promove capacitação empreendedora, formalização e microcrédito".

     .

    C) Para empreender, é preciso estar atento as necessidades do mercado.

    Certo. De acordo com o texto, "a empreendedora Jandaraci ainda lembra que para um negócio ter sucesso, é preciso sim estar atento às tendências de mercado, mas também ser criativo".

     .

    D) A empresária menciona o peixe rêmora por se referir ao trabalho que ela fazia na porta das escolas.

    Errado. "Peixes rêmoras" são aqueles peixes que ficam ao lado dos tubarões para se alimentar do resto de comida deles. Jandaraci mencionou "peixe rêmora" para se referir aos empresários que não constroem seus próprios negócios de forma sólida e ficam imitando os grandes empresários ou toda hora ficam mudando sua empresa. De acordo com o texto, "tem aquele grupo de empreendedores tipo o peixe rêmora, que sai seguindo os tubarões. Ele não constrói nada, porque toda hora está mudando o negócio para alguma coisa que está em alta”, explica Jandaraci".

     .

    Gabarito: Letra D 

  • Gab D

    Está incorreto por que a referência de peixe rêmora remete-se ao peixe que segue o cardume, o que estão fazendo e a direção que estão seguindo no momento.Note que ela ainda fala:"Ele não constrói nada, porque toda hora está mudando o negócio para alguma coisa que está em alta”, explica."

    ''A empresária menciona o peixe rêmora por se referir ao trabalho que ela fazia na porta das escolas.''