SóProvas


ID
5394715
Banca
VUNESP
Órgão
SÃO CAMILO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O declínio das lavras auríferas a partir dos meados do século XVIII foi empurrando inevitavelmente os habitantes dos distritos mineradores cada vez mais para leste, o que fez aumentar as atenções das autoridades para o cumprimento das ordens régias anteriores. Em 4 de março de 1755, o governador mandou instaurar um processo sobre a abertura de algumas picadas na Borda do Campo.
A rigor, portanto, os sertões proibidos constituíam toda a região a leste do Caminho Novo, que interligava a capital ao interior minerador. No entanto, além do respeito a estas ordens, os colonos se viam impedidos de abrir caminhos ou picadas para este território, em particular por uma razão de ordem prática muito mais severa: a grande concentração de indígenas que o habitavam.
Tal território foi incorporado ao que se chamou de Sertões do Leste, ainda que historicamente convencionou-se como conceito mais afeito ao termo sertão aquele vinculado às áreas situadas no interior dos continentes, pouco povoadas, geralmente caracterizadas por baixa pluviosidade e vegetação xerófita.

(IBGE. Atlas das representações literárias de regiões brasileiras,
vol. 2, 2009. Adaptado.)

O excerto caracteriza a expansão da ocupação do território brasileiro para uma área ocupada por uma vegetação de

Alternativas
Comentários
  • "a grande concentração de indígenas que o habitavam/  sertões proibidos constituíam toda a região a leste do Caminho Novo, "

    lavras auríferas do século XVIII - MG

    a leste- sudeste

    GAB: A-espécies tropicais latifoliadas, na Mata Atlântica da região Sudeste.

    a parte dos sertões e da vegetação xerófita foi um destrator p mim :(

  • Questões que abordam a localização dos tipos de vegetação mais comuns do Brasil são relativamente comuns. O texto de associado aborda a relação histórica entre a mineração colonial e a vegetação brasileira enquanto que o enunciado busca o tipo de vegetação corretamente relacionado.
    A) A Mata Atlântica desempenhou papel importante na atividade mineradora colonial ao formar uma grande área de delimitação dos caminhos entre as Minas Gerais e o litoral por onde o minério era enviado para Portugal.  Para além desta função serviu também de abrigo para indígenas de diversos grupos conforme destacado no texto, função esta que existe até os dias atuais sendo várias as terras indígenas ainda existentes em locais remanescentes de Mata Atlântica.  
    B) Não existiram áreas relevantes de mineração colonial na região da Caatinga nordestina.

    C) Na região amazônica não ocorreram relevantes focos de mineração durante o século XVVIII conforme descrito no texto.
    D) No atual Centro-oeste brasileiro existiram área de mineração durante o período colonial, o que não bate com a descrição do texto associado é o tipo de vegetação que segundo é destacado possui formação densa o suficiente para delimitar caminhos e servir de abrigo e esconderijo para indígenas, o que não condiz com as características da vegetação do Cerrado. 
    E) Nesta região a criação de gado foi a principal atividade relacionada a vegetação durante o século VXIII.

    GABARITO DO PROFESSOR: A