O vinhoto é um resíduo líquido, obtido da destilação do mosto fermentado (vinho), durante o processo de produção de cachaça ou de álcool. Para se produzir um litro de cachaça de qualidade, obtém-se, aproximadamente, 7 L de vinhoto. Além de ser produzido em grandes quantidades, trata-se de um resíduo que, devido às suas características de alta corrosidade, putrefação e elevado teor de água, é de difícil manuseio. Portanto, o descarte desse produto em forma de reaproveitamento rápido e seguro é algo bem expressivo, pois se trata de um material com grande potencial poluidor.
Na adubação do solo
A melhor forma de se aproveitar o vinhoto é utilizá-lo na adubação do solo, de preferência, veiculando-o à água de irrigação.
Na alimentação animal
Outra forma de uso alternativo do vinhoto seria utilizá-lo in natura na alimentação animal, pois se trata de um subproduto da cana que é rico em matéria orgânica, minerais e proteína bruta. Em função da necessidade de transporte, o uso do vinhoto na alimentação de animais se restringe àquelas propriedades que se localizam nas proximidade do engenho ou da unidade de destilação de álcool, pois o seu transporte para propriedades mais distante terá um custo elevado.
Em substituição à água
Outra forma viável do reaproveitamento do vinhoto consiste em usá-lo em substituição à água para bovinos em confinamento, que consomem de 18 a 22 L/animal/dia.
Em substituição ao melaço
Existe ainda a possibilidade de usá-lo na forma concentrada, que é obtido por meio da evaporação parcial da água contida no mesmo. Esse concentrado apresenta resultados satisfatórios, quando é usado para substituir, na proporção de 33%, o melaço utilizado na alimentação bovina.
Mas, atenção! Devido a baixa palatibilidade do vinhoto concentrado, quando esse produto substitui mais de 33% do melaço, há rejeição por parte dos animais, causando redução do consumo de alimento.
https://www.cpt.com.br/cursos-agroindustria-biocombustivel/artigos/vinhoto-voce-sabe-o-que-e-e-como-aproveita-lo