SóProvas


ID
539656
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao avaliar a caderneta de vacinação de uma adolescente, no segundo mês de gestação, moradora no Estado do Amapá, o enfermeiro verifica a ausência da vacina da febre amarela. Nesse caso, a conduta é

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é c) encaminhar a adolescente para avaliação médica, tendo em vista as contraindicações para essa vacina em caso de gestantes.

  • A febre amarela é uma doença característica de algumas regiões como América Central, América do Sul e África. Típica de locais quentes, que favorecem a proliferação dos mosquitos contaminados pelo flavivírus. 

    A forma da doença que ocorre no Brasil é a febre amarela Silvestre. É uma doença grave, que se caracteriza por febre alta repentina, calafrios, dor de cabeça, náuseas e pode ocasionar sangramento no fígado, no cérebro e nos rins, podendo, em muitos casos, causar a morte.

    Deve-se receber a primeira dose da vacina de febre amarela aos 9 meses de idade. Em casos de surtos, antecipar a vacina para 6 meses e a dose deve ser repetida a cada 10 anos. 

    Atenção

    Vacina contra-indicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando.

    infância. Caso o adolescente ou adulto não tenha sido vacinado com a vacina dT ou não tenha comprovação da vacina deve iniciar o esquema de três doses da vacina com intervalo entre as doses de 30-60 dias. O reforço após a vacinação completa é de 10 em 10 anos para adolescentes e adultos.

  • Na rotina do serviço de vacinação, a gestante não deve receber a vacina contra febre
    amarela. Entretanto, em situações de surto, se a gestante reside ou vai se deslocar para área com
    recomendação de vacinação para febre amarela, ela deve ser vacinada se o risco de adoecer for
    maior do que o risco de receber a vacina.
    É importante ressaltar que as lactantes que amamentam crianças menores de seis meses de
    idade também não devem ser vacinadas.

  • Na rotina do serviço de vacinação, a gestante não deve receber a vacina contra febre amarela. Entretanto, em situações de surto, se a gestante reside ou vai se deslocar para área com recomendação de vacinação para febre amarela, ela deve ser vacinada se o risco de adoecer for maior do que o risco de receber a vacina.

    É importante ressaltar que as lactantes que amamentam crianças menores de seis meses de idade também não devem ser vacinadas.

    Logo, a gestação é uma contraindicação relativa e deverá ser avaliada por um médico.

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.