Gabarito: A
No entanto, a questão caberia recurso, visto que a quantificação de DNA a partir da técnica de gel de agarose não é menos precisa que a eletroforese em acrilamida. A principal diferença entre as duas técnicas é que o gel de agarose é utilizado para amostras de fragmentos maiores enquanto que o gel de poliacrilamida é mais preciso na análise de fragmentos menores.
Por fim e não menos importante, está questão é EXATAMENTE IGUAL à que foi realizada na prova da Polícia Científica de Pernambuco pela CESPE/CEBRASPE em 2016 (ver questão ). As únicas diferenças são: 1) o enunciado, que aqui está mais objetivo e, 2) a letra E que o CESPE introduz com "Os ácidos nucleicos" e a CEV-URCA com "RNA e DNA".
A) A quantificação de DNA em gel de agarose é uma técnica de menor precisão, comparada a eletroforese em acrilamida, sendo utilizada como instrumento para averiguação de êxito na etapa de extração.
B) A eletroforese em gel de agarose é usada para separar proteínas de tamanhos diferentes, que podem ser detectadas por fluorescência.
- Em uma outra questão (Q665742) digamos que idênticas kkk, Leilane Verga explica que o erro da questão seria a utilização de gel de agarose para separação de proteínas, visto que como os pores do gel de agarores são grandes demais, é utilizado o gel de poliacrilamida em que o tamanho dos poros é ajustado aumentando ou diminuindo a concentração de acrilamida
- Complementando, é utilizado sim um corante fluorescente, mas a detecção em si é utilizando o corante com uma luz UV para detectá-lo, e não por emissão de fluorescência em si.
C) A identificação de partes amplificadas de DNA não pode ser realizada em gel de poliacrilamida.
- É justamente uma das maiores utilidades da eletroforese em poliacrilamida, identificar partes de uma PCR, como os STRs.
D) A eletroforese consiste na migração das partículas de uma solução coloidal sob a influência de um campo magnético onde a polaridade negativa atrai as moléculas.
- É usado um campo elétrico e a polaridade de atração é por meio da carga positiva, que atrai o DNA que é negativamente carregado e proteínas, que geralmente são negativamente carregadas quando utilizados agentes desnaturantes.
D) DNA e RNA apresentam carga geral total positiva, devido aos seus grupamentos fosfato do arcabouço e, consequentemente, quando aplicados em gel de agarose ou poliacrilamida, migram em direção ao ânodo.
- Fosfato confere carga geral NEGATIVA ao DNA e RNA
- O ânodo tem carga NEGATIVA, logo, a migração vai ocorrer em direção ao CÁTODO (Positiva)