-
TIPOLOGIA DE ETZIONI
Organizações coercitivas: o poder é imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios ou punições. Utilizam a força - latente ou manifesta - como o significado principal de controle sobre os participantes de nível inferior. O envolvimento dos participantes tende a ser "alienativo" em relação aos objetivos da organização. As organizações coercitivas incluem exemplos como os campos de concentração, prisões, instituições penais etc.
Organizações utilitárias: poder baseia-se no controle dos incentivos econômicos. Utilizam a remuneração como base principal de controle. Os participantes de nível inferior contribuem para a organização com um envolvimento tipicamente "calculativo", baseado quase exclusivamente nos benefícios que esperam obter. O comércio e as corporações trabalhistas estão incluídos nesta classificação.
Organizações normativas: o poder baseia-se em um consenso sobre objetivos e métodos de organização. Utilizam o controle moral como a força principal de influência sobre os participantes. Os participantes têm um alto envolvimento "moral" e motivacional. As organizações normativas são também chamadas "voluntárias" e incluem a Igreja, universidades, hospitais e muitas organizações políticas e sociais. Aqui, os membros tendem a buscar seus próprios objetivos e a expressar seus próprios valores pessoais.
http://estruturalismo.blogspot.com/2008/05/tipologia-das-organizaes.html
-
E ai, tudo bom?
Gabarito: E
Bons estudos!
-O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.
-
Para resolução da questão em análise,
faz-se necessário o conhecimento sobre organização administrativa.
Diante disso, vamos a
uma breve explicação.
A tipologia
organizacional, segundo Amitai Etzioni, classifica as organizações com base na
obediência. Para o autor, as instituições são determinadas pelos tipos de
controle aplicados aos colaboradores. Etzioni classifica em três categorias:
coercitiva, normativa e utilitária.
Posto isso, vamos à análise da
alternativa.
A) ERRADA.
Por todo visto na explicação acima, não existe a categoria “complexa".
B) ERRADA.
O modelo coercitivo é fundado na força física ou por controles baseados em prêmios
ou punições.
C) ERRADA.
A tipologia normativa utiliza o controle moral como força principal de
influência sobre os indivíduos.
D) ERRADA.
Social não parte das três categorias desenvolvidas por Etzioni.
E) CERTA. A tipologia
utilitária é baseada no controle dos incentivos econômicos, utiliza a
remuneração como base fulcral de controle.
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto.
Introdução à Teoria Geral da Administração - 8ª edição. 2011.
Gabarito do Professor: Letra E.
-
GABARITO: LETRA E
Analisando cada alternativa:
a) Complexa.
ERRADA. Etzioni classificou as organizações de acordo com a estrutura de consentimento, como coercitivas, remunerativas ou normativas. Não utilizando o termo complexa.
b) Coercitiva.
ERRADA. A organização coercitiva é aquela em que a coerção é o maior meio de controle sobre os participantes e a alta alienação caracteriza a orientação dos membros da organização.
Segundo Chiavenato (2015), nas organizações coercitivas:
“o poder é imposto pela força física ou controles baseados em prêmios ou punições. Utilizam a força como o principal controle sobre os participantes de nível inferior”.
c) Normativa.
ERRADA. A organização normativa é aquela em que o envolvimento moral e a aceitação social são a maior fonte de controle, e a orientação dos participantes é caracterizada por alto envolvimento para com a organização.
Segundo Chiavenato (2020), nas organizações normativas:
“o poder baseia-se no consenso sobre objetivos e métodos da organização. Utilizam o controle moral como a principal influência sobre os participantes, porque estes têm elevado envolvimento “moral” e motivacional”.
d) Social.
ERRADA. Amitai Etzioni desenvolveu uma tipologia de organização e examinou como o envolvimento individual com uma organização e o tipo de poder nela predominante interagem para explicar o consentimento ao poder. Assim, ele propor três formas de organização: coercitivas, remunerativas ou normativas.
e) Utilitária.
CERTA. A organização utilitária é aquela em que recompensas materiais são o maior meio de controle dos participantes, e em que os participantes determinam a quantidade de envolvimento que vai beneficiá-los mais.
Segundo Chiavenato (2020), nas organizações utilitárias ou materiais:
“o controle baseado na aplicação de meios materiais e de recompensas materiais. As recompensas materiais são constituídas de bens e de serviços oferecidos. A concessão de símbolos (como dinheiro ou salário) que permitem adquirir bens e serviços é classificada como material, porque o resultado para quem recebe é semelhante ao de meios materiais. É o controle baseado no interesse, na vantagem desejada e nos incentivos econômicos e materiais”.
FONTE: Professor Francisco Sousa Tec Concursos