SóProvas


ID
5399827
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A portaria N° 42 de 14 de abril de 1999 atualiza a discriminação da despesa por funções de que tratam o inciso I do § 1o do art. 2o e § 2o do art. 8° , ambos da Lei n o 4.320, de 17 de março de 1964, estabelece os conceitos de função, subfunção, programa, projeto, atividade, operações especiais, e dá outras providências. De acordo com a Portaria MOG, nº 42/1999, o código identificador da FUNÇÃO é constituído por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    SIMPLES E RÁPIDO

    MCASP: A classificação funcional é representada por cinco dígitos. Os dois primeiros referem-se à função enquanto que os três últimos dígitos representam a subfunção, que podem ser traduzidos como agregadores das diversas áreas de atuação do setor público, nas esferas legislativa, executiva e judiciária.

    abraço, bons estudozs

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a classificação funcional. Neste caso, devemos marcar a alternativa que contém corretamente a quantidade de dígitos que compõem o código identificador.

    Segundo o Manual Técnico do Orçamento, a classificação funcional é representada por cinco dígitos, sendo

    • os dois primeiros relativos às funções;

    • os três últimos às subfunções.

    1° 2° | 3° 4° 5°

    função | subfunção

    Sendo assim, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    BRASIL. Manual Técnico do Orçamento - MTO 2022. Disponível em: <https://www1.siop.planejamento.gov.br/mto/lib/exe/fetch.php/mto2022:mto2022-atual.pdf> Acesso em: 15/09/2021.

  • GAB B

    CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL

    • A classificação funcional, por funções e subfunções, busca responder basicamente a indagação em que área de ação governamental a despesa será realizada.
    • Trata-se de uma classificação de aplicação comum e obrigatória, no âmbito dos municípios, dos estados, do Distrito Federal e da União, o que permite a consolidação nacional dos gastos do setor publico.
    • A classificação funcional é representada por cinco dígitos. Os dois primeiros referem-se à função, enquanto os três últimos representam a sub-função, e podem ser traduzidos como agregadores das diversas áreas de atuação do setor publico, nas esferas legislativa, executiva e judiciaria.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Questão sobre a classificação da despesa pública.

    Vamos aproveitar a questão para revisar a estrutura de codificação da despesa pública.

    Na estrutura atual do orçamento público, as programações orçamentárias estão organizadas em programas de trabalho, que contêm informações qualitativas e quantitativas, sejam físicas ou financeiras.

    Segundo o Manual Técnico de Orçamento (MTO), o programa de trabalho, que define qualitativamente a programação orçamentária, deve responder, de maneira clara e objetiva, às perguntas clássicas que caracterizam o ato de orçar, sendo, do ponto de vista operacional, composto dos seguintes blocos de informação: classificação por esfera, classificação institucional, classificação funcional, estrutura programática e principais informações do Programa e da Ação.

    Atenção! Esses blocos nada mais são do que critérios de classificação da despesa pública.

    Já na programação orçamentária quantitativa, temos outros classificadores, como natureza da despesa, IDUSO, Fonte de Recursos, IDOC, Identificador de Resultado Primário, etc.

    O MTO traz um excelente quadro-resumo da codificação completa:


    Voltando para questão, agora podemos focar na classificação funcional.

    De acordo com o MTO, a classificação funcional é formada por funções e subfunções e busca responder basicamente à indagação “em que áreas de despesa a ação governamental será realizada?". Essa classificação é representada por cinco dígitos, sendo os dois primeiros relativos às funções e os três últimos às subfunções. Veja uma lista com alguns exemplos:


    Feita toda a revisão do conteúdo, já podemos analisar as alternativas:

    A) Errada. O código identificador da FUNÇÃO é constituído por dois dígitos.

    B) Certa. Como vimos, o código identificador da FUNÇÃO é constituído por dois dígitos, SUBFUNÇÃO três dígitos e a classificação funcional é formada por cinco dígitos ao todo.

    C) Errada. O código identificador da FUNÇÃO é constituído por dois dígitos, três dígitos diz respeito a SUBFUNÇÃO.

    D) Errada. O código identificador da FUNÇÃO é constituído por dois dígitos.

    E) Errada. O código identificador da FUNÇÃO é constituído por dois dígitos, cinco dígitos diz respeito a toda classificação funcional.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • errar isso é sakanagem e sono

    FUNÇÃO

    1º 2º

    SUBFUNÇÃO

    3º 4º 5º