SóProvas


ID
5400832
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"Sem esquecer do lado pragmático de nossas tratativas de libertação, vale a pena insistir na importância simbólica do poder político. [...] Tratava-se de dar naturalidade, tradição e até antiguidade ao que era recente, quase imediato. [...] Se parecia difícil manter uma monarquia que nascia cercada de repúblicas por todos os lados, ou um país escravocrata de dimensões continentais, quem sabe os símbolos e rituais realizariam bem a sua parte. Por meio deles divulgaram-se sensos comuns, modos de pensar e acreditar."Schwarz, L. M. Pagando caro e correndo atrás do prejuízo. In: Malerba, J (org.). A independência brasileira - Novas dimensões. Rio de Janeiro: FGV, 2006. - Marque a opção correta sobre o movimento de independência no Brasil: 

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Claudia Viscardi o movimento republicano não possuía apoio das massas, não tinha um apoio de movimentos populares, muito menos durante o processo de Independência. Essa questão pede anulação.

  • Mal elaborada

  • a ruptura política de 1822 não foi acompanhada de transformações na ordem social ou econômica do Brasil, afinal seus articuladores, especialmente grandes proprietários de terra e grandes comerciantes, almejavam a garantia da autonomia administrativa e a manutenção da liberdade econômica. Com isso, não se buscava a democratização das decisões, a alteração da ordem escravista ou da grande propriedade.