-
gab-D.
Eurico Gaspar Dutra, 14º presidente do Brasil, governou o país de 1946-1951 após a deposição do presidente Getúlio Vargas por um golpe militar. Seu governo foi caracterizado pela perseguição aos comunistas, proibição dos jogos de azar e aproximação com os EUA.
EU ESTIVE LÁ.
-
partidos ligados à Getúlio Vargas está errada essa crase né
-
Lembrando também que no governo de Dutra teve o chamado Plano SALTE ( Saúde, Transporte, Alimentação e Energia) e lembrando que ele não foi bem sucedido
@maurofilho87
-
Eurico Gaspar Dutra sucedeu Getúlio Vargas após o termino do Estado Novo e seu governo perseguiu os comunistas colocando eles novamente na ilegalidade.
O governo Dutra também foi marcado, ainda, por uma política econômica conduzida a partir de postulados liberais, pelo rápido esgotamento das reservas cambiais acumuladas durante a guerra e por uma severa política de arrocho salarial.
-
Governo Dutra :
Ainda em 1947, o governo decide romper relações diplomáticas com a URSS, alinhando o Brasil junto ao bloco dos países capitalistas, em especial os Estados Unidos.
Decidiu pela cassação do registro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), alegando que a legenda não era uma organização nacional, mas operava como instrumento de Moscou.
Durante o governo Vargas, o Brasil obteve uma balança comercial superavitária, ou seja, o número de exportações superou o de importações, mas a política econômica iniciada por Dutra, pautada na abertura comercial e na pouca intervenção do Estado, consumiu as reservas cambiais do país em pouco mais de um ano.
GAB D.
-
Gabarito: D
Eurico Gaspar Dutra, 14º presidente do Brasil, governou o país de 1946-1951 após a deposição do presidente Getúlio Vargas por um golpe militar.
Seu governo foi caracterizado pela perseguição aos comunistas, proibição dos jogos de azar e aproximação com os EUA.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/eurico-gaspar-dutra
-
Sem mais condições políticas de seguir como presidente,Getúlio Vargas renunciou ao seu posto no dia 29 de outubro de 1945. O momento político internacional, com a queda dos governos autoritários na Europa, após o fim da Segunda Guerra, indicava que o Estado Novo estava chegando ao fim. Nas ruas, estudantes pediam liberdade e democracia;