SóProvas


ID
5400859
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

"Em Pernambuco e sua área de influência - as províncias do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas -, o processo de independência apresentou trajetória peculiar. Afinal, foi naquela região que eclodira em 1817, ainda sob a presença da corte joanina no trópicos, um movimento político cujo objetivo era instituir um regime que pretendia ser, no final de contas, republicano." Silva, Luiz Geraldo S. da. O avesso da Independência: Pernambuco (1817 - 24). In: Malerba J. (Org.) A independência brasileira: novas dimensões. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. (Adaptado).

- Sobre a Revolução Pernambucana de 1817 marque a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • "O movimento foi sufocado 8 dias após o início – 11 de abril de 1817. Os membros da família Alencar e outros líderes foram presos e enviados para Fortaleza e, depois, Salvador (BA). Em 1821, acabaram anistiados."

    Airton de Farias

  • Gabarito: A

    Complementando com mais informações. (Foco na PMCE)

    • Há uma divisão de pensamento entre os historiadores com relação ao movimento revolucionário de 1817. Alguns acreditam que esse movimento foi o ponto inicial, portanto, sendo considerado um período importante para a história do Brasil, pois foi o primeiro acontecimento a reivindicar a independência do país. Para o historiador, Evaldo Cabral de Melo, o Movimento revolucionário de 1817 significou uma “outra independência” que foi abafada por D. João.

    • Outros acreditam que o referido movimento não pode ser associado e tão pouco contribuiu para a independência brasileira. Isso porque seu projeto implicava na separação de algumas províncias do que hoje se constitui a região Nordeste. O fato é que esse movimento de caráter separatista contestava o autoritarismo e a centralização administrativa do Império, administrado inicialmente por D. João e depois por D. Pedro I.

    • Esse documento faz referência a um período em que ocorria no Brasil uma mobilização em favor da liberdade do país que se encontrava no regime imperial de D. Pedro I com sede no Rio de Janeiro.
  • A Família Alencar diretamente ligada a Pernambuco, tanto economicamente como politicamente, foi quem desencadeou o movimento no ceará. Os ``Alencar ´´ lideravam o grupo liberal local.

  • Amigos da PMCE PRESTEM ATENÇÃO NA FONTE.

    A independência brasileira: novas dimensões. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. (Adaptado).

    GABARITO A.

    Na Região do Cariri Cearense, José Martiniano de Alencar, integrante de rica e poderosa família, leu na Igreja Matriz de Crato, mensagem de Pernambuco e proclamou a República.

  • No século XIX, já habitavam na vila do Crato famílias que enviavam seus filhos para estudar em Recife, capital da província de Pernambuco. Foi por lá que muitos entraram em contato com os ideais de independência e adoção do regime republicano no país. Assim, , subdiácono e estudante do Seminário de Olinda , deflagrou o movimento republicano no conservador Vale do Cariri, a ter o Crato como palco principal. Repercutindo os ideais da , "proclama" a independência do Brasil no púlpito da matriz da cidade em 3 de maio de 1817. Com isso, a cidade do Crato foi considerada um país por um dia. O proprietário Leandro Bezerra Monteiro, o mais importante proprietário rural do Cariri, católico e monarquista, pôs fim ao intento republicano. Os revolucionários foram presos e enviados para as masmorras de Fortaleza e posteriormente para as de Salvador, na Bahia.

    Portanto, assertiva correta, letra "A".