- ID
- 5404444
- Banca
- EDUCA
- Órgão
- Prefeitura de Patos - PB
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Conhecimentos Gerais
- Assuntos
“O ensino da História do Brasil levará em conta as
contribuições das diferentes culturas e etnias para a
formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes
indígena, africana e europeia (art. 26, §4º da LDB).
Ainda conforme o artigo 26 A, alterado pela Lei nº
11.645/2008 (que inclui no currículo oficial da rede de
ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura
Afro-Brasileira e Indígena”), a História e a Cultura Afro-Brasileira, bem como a dos povos indígenas, presentes
obrigatoriamente nos conteúdos desenvolvidos no
âmbito de todo o currículo escolar, em especial na Arte,
Literatura e História do Brasil, assim como a História da
África, contribuirão para assegurar o conhecimento e o
reconhecimento desses povos para a constituição da
nação. Sua inclusão possibilita ampliar o leque de
referências culturais de toda a população escolar e
contribui para a mudança das suas concepções de mundo,
transformando os conhecimentos comuns veiculados
pelo currículo e contribuindo para a construção de
identidades mais plurais e solidárias.”
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação
Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, 2013, p. 116.
Considerando as finalidades do ensino de História e de
acordo com as Diretrizes Curriculares Gerais para
Educação Básica – Ensino Fundamental de 09 anos –, é
correto afirmar que a História na sala de aula deve:
1. Articular com outras áreas de conhecimento seus
conteúdos, a partir das possibilidades abertas pelos
seus referenciais, na abordagem de temas específicos
e contemporâneos, que afetam a vida humana em
escala global, regional e local, bem como na esfera
individual.
2. Atuar na perspectiva de construção de uma sociedade
mais democrática e solidária, novas demandas
provenientes de movimentos sociais e de
compromissos internacionais firmados pelo país,
passam, portanto, a ser contempladas entre os
elementos que integram o currículo, como as
referentes à promoção dos direitos humanos.
3. Promover historicamente, o conhecimento de valores,
crenças, modos de vida de grupos sobre os quais os
currículos se calaram durante uma centena de anos
sob o manto da igualdade formal, propicia
desenvolver empatia e respeito pelo outro, pelo que é
diferente de nós, pelos alunos na sua diversidade
étnica, regional, social, individual e grupal.
4. Construir uma perspectiva multicultural no currículo
que leve ao reconhecimento da riqueza das produções
culturais e à valorização das realizações de indivíduos
e grupos sociais de modo a possibilitar a construção
de uma autoimagem positiva a muitos alunos que vêm
se defrontando constantemente com as condições de
fracasso escolar, agravadas pela discriminação
manifesta ou escamoteada no interior da escola.
5. Evidenciar as relações de interdependência e de poder
na sociedade e entre as sociedades e culturas, a perspectiva multicultural tem o potencial de conduzir
a uma profunda transformação do currículo comum,
para que os alunos se percebam enquanto classe e seja
conscientes do seu estamento social a partir das
relações capitalistas de consumo.
Estão CORRETAS as alternativas: