SóProvas


ID
5405086
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto ao RDA, é correto afirmar

Alternativas
Comentários
  • Conforme Oliver (2011, p. 1):

    RDA é a nova norma de catalogação que substitui as AACR2. Apesar de manter uma forte relação com as AACR2, a RDA delas difere em muito, devido a ser baseada numa estrutura teórica, ter sido projetada para o ambiente digital e seu escopo ser mais abrangente do que o das AACR2.

    Gab. A

    OLIVER, Chris. Introdução à RDA: um guia básico. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2011.

  • O RDA recebeu esse nome por ser mais abrangente do que os outros códigos de catalogação existentes e por propor um padrão inovador para descrever recursos e por ser projetado para acesso e uso em ambientes digitais.

    Segundo Joint (2006), o RDA é caracterizado como um novo padrão de descrição e acesso de recursos, projetado para o mundo digital.

    Construído nas bases estabelecidas pelo Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), o RDA fornecerá um amplo conjunto de orientações e instruções para descrição e acesso de recursos englobando todos os tipos de conteúdo e suporte. O RDA possibilita que os usuários de catálogos de bibliotecas e outras unidades de informação encontrem, identifiquem, selecionem e obtenham recursos apropriados para a informação que necessitam.

    Segundo Oliver (2011, p.4): A RDA não se aplica apenas a bibliotecas. Foi projetada pela comunidade bibliotecária para ser usada por ela, porém uma de suas metas era que fosse também passível de adaptação de modo a atender às necessidades próprias de outras comunidades.

  • Projetada para o ambiente digital -

    A RDA é uma norma projetada para o ambiente digital. Esta norma foca no conteúdo dos recursos informacionais definindo os elementos necessários à descrição e ao acesso e oferecendo instruções sobre como formular o

    dado a ser registrado em cada elemento.

    curso bibliothings - Prof. Wesley Leite

  • A questão cobra dos candidatos conhecimentos gerais de catalogação. 

    O RDA – Resource Description Access é uma nova norma de catalogação criada para substituir o AACR2. Diferente do AACR2, o RDA pode ser aplicado tanto em materiais físicos quanto digitais, sendo mais abrangente e adequado a atualidade.  

    Seu uso não se limita apenas a bibliotecas, podendo ser utilizada por qualquer unidade de informação que objetive utilizar os elementos necessários à descrição e ao acesso na catalogação de recursos informacionais nos mais diversos suportes. 

    Dentre as alternativas apresentadas, apenas a opção A compreende corretamente o escopo do RDA. 

    Gabarito do Professor: Letra A