SóProvas


ID
5405101
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere às atividades de aquisição e seleção, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O bibliotecário de aquisição deve considerar a rapidez na aquisição como fator preponderante para a satisfação das necessidades dos usuários. No entanto, recomenda-se cautela, pois um sistema de aquisição rápido demais, mas com alto índice de erros, aumenta os custos operacionais.
( ) Normalmente, a aquisição por compra é ainda mais complexa, por utilizar o uso de recursos financeiros. De um modo geral, a organização do processo de aquisição em qualquer tipo de biblioteca passa necessariamente pela organização de listas ou arquivos desiderata.
( ) A atividade de seleção é encarada como uma atividade técnica especializada, fornecida por conhecimento e experiência, criticamente testada e seguidora de princípios gerais.
( ) A aplicação de novas tecnologias ao serviço bibliotecário coloca em segundo plano a preocupação pela seleção de materiais.
( ) O estabelecimento de critérios de seleção é universal e deve ser utilizado pelos profissionais levando em consideração a comunidade e os recursos disponíveis para a aquisição, o que determina que será o bibliotecário a realizá-la pessoalmente.

Marque a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Weitzel (2013, p. 44-45):

    Para Evans (2000, p. 315), o bibliotecário de aquisição deve considerar a rapidez na aquisição como fator preponderante para a satisfação das necessidades dos usuários. Mas recomenda cautela, pois um sistema de aquisição rápido demais, mas com alto índice de erros, aumenta os custos operacionais.

    Normalmente, a aquisição por compra é ainda mais complexa, pois envolve recursos financeiros. De um modo geral, a organização do processo de aquisição em qualquer tipo de bibliotecas passa necessariamente pela organização de listas de pedidos provenientes da seleção, já referendados pela comissão de seleção (lista desiderata).

    WEITZEL, Simone da Rocha. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. 2.ed. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2013.

    E em conformidade com Vergueiro (1989, p. 38-40):

    [...] e a atividade de seleção passou a ser encarada como uma técnica especializada, fornecida por conhecimento e experiência, criticamente testada e acompanhando princípios gerais.

    [...]. Da mesma forma, não se pode permitir que a ânsia por novas tecnologias aplicadas ao serviço bibliotecário venha a colocar em segundo plano a preocupação pela seleção de materiais que visam beneficiar a coleção como um todo.

    O estabelecimento de critérios de seleção é uma tarefa bastante individual, subjetiva mesmo, que, deve ser realizada pelos profissionais levando em consideração a comunidade a que estão servindo, os recursos disponíveis para aquisição e as próprias características do assunto ou do material objeto da atividade de seleção, o que não quer dizer que será o bibliotecário a realizá-la pessoalmente.

    VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis : APB, 1989.

  • A questão tem como temática central os processos de desenvolvimento de coleções. 

    O desenvolvimento de coleções consiste na sistematização e racionalização dos processos que estruturam a coleção de uma biblioteca. A seleção e a aquisição fazem parte do desenvolvimento e consistem em: 

    Seleção: é o processo no qual se faz a escolha dos materiais a serem incluídos ou excluídos da coleção.  

    Aquisição: é o processo que dá continuidade ao processo de seleção quando este se trata da inclusão de materiais na coleção. A aquisição elenca os meios de integrar determinado título ao acervo, seja por meio de compra, permuta, empréstimo ou doação. 

    Com base nestes e outros conhecimentos sobre o tema, identificamos as afirmativas como: 

    I – VERDADEIRO. O processo de aquisição deve equilibrar celeridade e cautela em iguais medidas. 

    II – VERDADEIRO. Além dos recursos financeiros, devem ser levados em consideração as necessidades levantadas pelo processo de seleção (lista desiderata). 

    III – FALSO/VERDADEIRO. Essa afirmativa altera o texto da publicação de Waldomiro Vergueiro de 1989 que fala: "a atividade de seleção passou a ser encarada como uma técnica especializada, fornecida por conhecimento e experiência, criticamente testada e acompanhando princípios gerais". As palavras “é encarada" e “seguidora" apresentadas na afirmativa pouco ou nada alteram o sentido original do texto de Vergueiro, ainda mais se considerarmos a distância de 32 anos entre a publicação e a realização da prova. Desta forma, é passível de discussão que a seleção no momento atual “é encarada" e é “seguidora" dos princípios gerais. Visto que o enunciado não solicita o texto idêntico ao original, tampouco o menciona expressamente, acredito que a afirmativa deveria ser considerada VERDADEIRA. 

    IV – FALSO. A aplicação de novas tecnologias não deve colocar em segundo plano o desenvolvimento de coleções, pelo contrário, seu uso deve auxiliar a seleção de materiais. 

    V – FALSO. O critério deve ser específico, individual da biblioteca e não universal. Cada biblioteca possui usuários próprios que devem ser a base fundamental do processo de seleção. No caso da aquisição, ela não necessariamente será executada pelo bibliotecário, sendo comum a participação ativa de setores financeiros e de compras da instituição mantenedora da biblioteca. 

    Gabarito do Professor: Dada a situação a terceira afirmativa, a questão deveria ser anulada.

    Gabarito da Banca:  Letra A.

    REF: VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis : APB, 1989.