SóProvas


ID
540535
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A susceptibilidade à formação de trincas a frio (ou trincas por hidrogênio) em aços diminui quando a(o)

Alternativas
Comentários
  • a) taxa de resfriamento da solda é aumentada - A solda deve ser mantida a uma temperatura suficiente que permita a difusão do hidrogênio. Isto pode ser feito por um preaquecimento, controle da temperatura interpasses e pós-aquecimento.

    b) temperatura inicial da peça é diminuída

    c) teor de carbono equivalente do material de base é diminuído. Correto! Aços com CE > 0,40 necessitam de cuidados especiais para evitar a fissuração por hidrgoênio. Dessa forma, a redução do CE é um mecanismo para evitar esse tipo de problema

    d) aporte térmico é diminuído. - O aumento de aporte térmico é desejado, uma vez que o mecanismo de difusão depende do gradiente de temperatura. Quanto maior a temperatura, mais rápido o hidrogênio irá abandonar a solda

    e) eletrodo celulósico é utilizado em vez do eletrodo básico - Eletrodos celulósiocos possuem muitos compostos orgânicos, ricos em C e H, levando a altos níveis de H2 na solda. Os eletrodos básicos são aqueles que conferem melhores propriedades metalúrgicas e dificilmente apresentam trincas a quente ou a frio.

  • As trincas induzidas pelo hidrogênio são um dos mais sérios problemas metalúrgicos na soldagem de aços ferríticos. Elas surgem quando os seguintes fatores estão presentes simultaneamente: 
    - microestrutura susceptível (martensita);

    - tensões residuais elevadas;

    - H difusível no metal de solda;

    - temperatura relativamente baixa (T < 200°C).