SóProvas


ID
5410240
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

De acordo com o Manual de Auditoria Operacional do TCU, emitido mediante Portaria SEGECEX nº 4, de 26.02.2010, a auditoria operacional é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública. As auditorias operacionais podem examinar, em um mesmo trabalho, uma ou mais das principais dimensões de análise. Dentre as dimensões de desempenho da auditoria operacional, encontra-se a dimensão da Efetividade. Quanto a essa dimensão, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Manual de Aud Operacional do TCU - Gabarito letra B

    A efetividade diz respeito ao alcance dos resultados pretendidos, a médio e longo prazo. Refere-se à relação entre os resultados de uma intervenção ou programa, em termos de efeitos sobre a população-alvo (impactos observados), e os objetivos pretendidos (impactos esperados), traduzidos pelos objetivos finalísticos da intervenção. Trata-se de verificar a ocorrência de mudanças na população-alvo que se poderia razoavelmente atribuir às ações do programa avaliado.

    A) Eficiência

    C) Eficácia

    D) Economicidade

    E) Equidade

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca as dimensões de desempenho da auditoria operacional previstas no Manual de Auditoria Operacional do TCU.

    Vejamos as alternativas:

    A) Define-se como a relação entre os produtos (bens e serviços) gerados por uma atividade e os custos dos insumos empregados para produzi-los, em um determinado período de tempo, mantidos os padrões de qualidade.

    Errada. A definição da alternativa se refere à eficiência. Diz respeito à relação entre recursos empregados e produtos entregues em termos de quantidade, qualidade e tempestividade.

    B) Refere-se à relação entre os resultados de uma intervenção ou programa, em termos de efeitos sobre a população-alvo (impactos observados), e os objetivos pretendidos (impactos esperados), traduzidos pelos objetivos finalísticos da intervenção.

    Certa. A efetividade refere-se a atingir os objetivos estabelecidos e alcançar os resultados pretendidos.

    C) Define-se como o grau de alcance das metas programadas (bens e serviços) em um determinado período de tempo, independentemente dos custos implicados.

    Errada. A definição da alternativa se refere à eficácia. A eficácia mede a relação entre o efeito da ação, e os objetivos pretendidos.

    D) Refere-se à minimização dos custos dos recursos utilizados na consecução de uma atividade, sem comprometimento dos padrões de qualidade.

    Errada. A definição da alternativa se refere à economicidade. Diz respeito a minimizar os custos dos recursos. Os recursos usados devem estar disponíveis tempestivamente, em quantidade suficiente, na qualidade apropriada e com o melhor preço.

    E) Baseia-se no princípio que reconhece a diferença entre os indivíduos e a necessidade de tratamento diferenciado.

    Errada. A definição da alternativa se refere à equidade. Diz respeito à adaptação da regra existente ao caso concreto, observando-se os critérios de justiça.


    Gabarito do Professor: Letra B.